O chip A17 Bionic para os modelos topo de gama da Apple do próximo ano, da linha iPhone 15, poderá ser 35% mais eficiente em comparação com os atuais processadores iPhone, graças à utilização da mais recente tecnologia de processamento de chips de 3nm.
Espera-se que a Apple adopte a menor tecnologia de processo de 3nm para o chip do iPhone de 2023, destinado a ser o A17 Bionic. O atual chip A16 Bionic utiliza o processo TSMC de 4nm, que oferece maior eficiência e desempenho em comparação com o chip antecessor, que era baseado no processo de 5nm.
A produção em massa do processo de 3nm da TSMC começou esta semana, e a Bloomberg cita o presidente da TSMC, Mark Liu, como dizendo que o processo mais recente exigirá 35% menos potência e, ao mesmo tempo, proporcionará um melhor desempenho do que o seu processo anterior. Espera-se que a Apple seja o maior cliente da TSMC do processo de 3nm, alegadamente utilizando-o para os próximos chips M2 Pro e M2 Max e o A17 Bionic para o iPhone 15 Pro.
Na semana passada, um relatório revelou novos desafios que a Apple enfrentou ao desenvolver o chip A16 Bionic para o iPhone 14 Pro e o iPhone 14 Pro Max. De acordo com o relatório, a Apple tinha planos mais agressivos para melhorar ainda mais a GPU do chip, chamando-lhe um “salto geracional”. A Apple queria inicialmente incluir o ray tracing para a GPU A16 Bionic, mas esses planos falharam após o sobreaquecimento do chip, levando a uma fraca duração da bateria. Por isso, a Apple mudou os planos de última hora e incluiu um GPU baseado no chip antecessor.
A falta de uma GPU mais avançada no chip A16 poderia significar que veríamos melhorias mais consideráveis com o chip A17 Bionic nos modelos topo de gama do iPhone 15 no próximo ano. Pela primeira vez com o alinhamento do iPhone 14, a Apple apenas deu aos modelos Pro mais avançados o chip A16 mais recente, mantendo os modelos padrão com o chip A15 Bionic, com um ano de idade. Este mesmo precedente deverá continuar no próximo ano, com apenas os modelos de topo de gama do alinhamento a ganharem o chip A17Bionic, enquanto o resto do alinhamento utilizará o chip A16 Bionic deste ano.
Os detalhes sobre o iPhone 15 e o iPhone 15 Pro de topo de gama e possivelmente o iPhone 15 “Ultra” são escassos, mas esperamos melhorias com as câmaras, incluindo uma lente de periscópio, a expansão da Dynamic Island a todos os modelos, e muito mais.