A Apple já está a preparar a próxima leva de atualizações do iOS e iPadOS 15, que deverá ser lançada esta primavera. Por isso, na semana passada lançou antecipadamente as primeiras versões beta para os utilizadores aderentes do programa de testes e estas são atualizações ricas em novidades.
Novidades estas que te vamos dar a conhecer neste artigo!
Os principais destaques vão para o desbloqueio facial com máscara, para a tão aguardada chegada do Universal Control ao iPadOS e macOS Monterey e os novos e renovados emojis, que vão animar ainda mais as conversas de chat.
Face ID com máscara
O sistema de reconhecimento facial mais refinado no mercado mobile está prestes a receber uma funcionalidade que muitos aguardam desde o início da pandemia: o desbloqueio com máscara.
Com a utilização de máscaras para a prevenção contra o novo coronavírus, os sistemas de reconhecimento facial tornaram-se uma forma menos conveniente de aceder ao dispositivo, sendo que os leitores de impressões digitais continuaram a manter-se como a forma mais conveniente de desbloquear o smartphone (vários apontavam para o regresso do Touch ID para o iPhone 13, algo que não se verificou).
Consciente das necessidades dos utilizadores, a Apple irá disponibilizar um novo modo do Face ID que permite utilizar a parte superior da cara (com principal incidência nos olhos) para reconhecer a face do utilizador e desbloquear o dispositivo, que estará disponível com o iOS 15.4. Releva-se que esta funcionalidade estará apenas disponível para smartphones a partir da geração iPhone 12.
Universal Control
Uma das funcionalidades mais aguardadas pelos fãs com o iPadOS 15 e macOS Monterey é o Universal Control que chegará finalmente com a sua quase mágica forma de navegação multiplataforma.
Com o Universal Control, o utilizador poderá controlar dispositivos Apple lado-a-lado com um único mouse e um teclado, como se tratassem de um único dispositivo. Esta nova funcionalidade estará disponível por defeito em dispositivos com o iPadOS 15.4 e Monterey 12.3 e torna o ecossistema Apple ainda mais interligado.
Novos emojis
Os novos updates trarão novos emojis aos sistemas operativos. Há 37 novos emojis e 75 novas variações de tom de pele, completando um total de 112 emojis prontos a animar as conversas dos utilizadores.
Entre os nossos favoritos estão o novo “morder o lábio”, cara a derreter e a continência.
Desativar notificações das automatizações pessoais
A sua utilidade é muita, mas as notificações podem ser inconvenientes. Com o iOS 15.4 e iPadOS 15.4 a Apple garante aos utilizadores a possibilidade de desativar as notificações das ações automatizáveis. Para tal, no menu de atalhos, basta desativar a opção “notificar quando ativo”, impedindo algumas notificações que não são assim tão necessárias.
Controlador de luminosidade de teclados
Tens um teclado retroiluminado conectado ao teu iPad? Vai ser possível ajustares a luminosidade do teu teclado diretamente na central de controlo no iPadOS 15.4.
iCloud Keychain
No iCloud Keychain, o utilizador poderá anexar um pequeno bloco de notas às passwords utilizadas. Com esta nova funcionalidade apenas devemos alertar para o tipo de notas que deixamos com as passwords, não sejam elas comprometedoras da segurança dos utilizadores…
Animações de aplicações a 120Hz
Os utilizadores do iPhone 13 Pro podem beneficiar da mais alta taxa de atualização de 120Hz no sistema, mas um pequeno bug estava a prevenir estes utilizadores de usufruirem da suavidade desta funcionalidade em aplicações third party. Com o 15.4 o problema fica oficialmente resolvido, sendo que os utilizadores podem ter acesso a todos os frames a que têm direito.
Outros destaques
Outras pequenas novidades merecem o nosso destaque com a nova atualização. O SharePlay poderá ser ativado através do menu de partilha, incentivando à sua utilização.
Para aqueles que pretendem personalizar o seu email, essa possibilidade estará em cima da mesa com o plano iCloud+. A app TV receberá uma atualização interessante que permite escolheres entre um poster ou uma imagem do programa, série ou filme a reproduzir de seguida.
Mais importante para os utilizadores europeus será a possibilidade de adicionarem o seu certificado digital de vacinação à aplicação Carteira, algo bastante útil em tempos de pandemia.