Instagram vai permitir repostar conteúdos

O Instagram está a iniciar uma fase de testes com uma nova ferramenta que permite repostar publicações de terceiros. Os rumores sobre a criação de um botão de repost já andavam a circular desde maio, mas a confirmação chegou agora.

O recurso que está a ser testado é semelhante ao que virá a acontecer no TikTok, e será testada em breve, inicialmente com um pequeno número de utilizadores, como é habitual. As repostagens vão passar a aparecer no perfil, num separador à parte do feed principal. A ideia é que a função possa permitir a partilha de uma foto ou um carrossel de imagens de outra pessoa no seu perfil.

Ao partilhar, a imagem repostada deve aparecer no feed dos seguidores, mantendo os créditos do autor original, algo semelhante ao que acontece com o botão de retweet e com o próprio Instagram Stories, quando os utilizadores repostam publicações de terceiros. Contudo, outros pormenores sobre o funcionamento do novo botão do Instagram ainda não foram divulgados.

Em janeiro, o TikTok tinha anunciado que também estava a trabalhar numa solução semelhante. A opção, que já pode ser vista nalgumas publicações do “Para si”, permite que o utilizador resposte um conteúdo dos seus amigos no novo separador. A partilha, no entanto, não aparece no perfil do próprio utilizador, algo que na rede da Meta deverá ser diferente.

Embora a introdução de um recurso de repostagem no Instagram possa ser bem-vinda para alguns, outros podem vê-lo como outro recurso que pode sobrecarregar a rede social, além de ser uma cópia do que já acontece noutras redes sociais. Alguns utilizadores já expressaram frustração com as recentes mudanças focadas em vídeo do Instagram e semelhantes ao TikTok, que o afastaram de ser um lugar para partilhar fotos de diversos momentos com amigos e familiares.

Os instagramers não pediram, propriamente, mais recursos, e há até muitos que estão a pedir que a plataforma volte às suas raízes.

Fonte: Tech Crunch

Exit mobile version