O Instagram está a anunciar um conjunto de novidades para 2023. Uma delas está a despertar maior curiosidade: trata-se do clone do BeReal que virá a chamar-se Candid Stories. Com esta opção o utilizador tem a capacidade de postar textos muito curtos (notas) e em grupos.
Com a Candid Stories vai ser possível partilhar uma imagem recolhida a partir da câmara frontal ou da traseira do smartphone a que pode ser adicionado um lembrete de notificação diário. Também será possível tirar fotos da câmara do Stories ou de um Story de vários autores.
O Instagram já tinha confirmado que estava a trabalhar nesta novidade no início do ano, e o Candid Stories foi agora lançado, em primeiro lugar, numa versão teste na África do Sul.
Para quem quiser apenas tirar uma foto com as câmaras frontal e traseira ao mesmo tempo, isso já é possível graças ao recurso Dual Instagram anunciado em julho.
As novas “Notas”, por outro lado, não são propriamente uma alternativa ao Twitter, já que só permitem 60 caracteres de texto e emojis, por comparação aos 280 (a caminho dos 4 mil) do Twitter, e também não aparecem no feed; o utilizador só as pode partilhar com um grupo limitado de pessoas.
Os novos grupos efetivamente parecem funcionar conforme o esperado. O Instagram chama-lhes “Perfis de grupo” e o que aí for partilhado permanece apenas nesse perfil. O Instagram diz que devem chegar “em breve” e o Wall Street Journal acrescenta que já estão a ser testados no Canadá, Chile e Taiwan. Mas para quem já está à procura de uma maneira diferente de recolher posts interessantes para partilhar com os amigos, o Instagram está a testar um recurso chamado “Collaborative Collections”, que permite salvar posts em grupos ou conversas individuais e privadas.