No mês que vem vai realizar-se o Fórum INESC TEC do outono, promovido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Este ano, o evento conta com a participação da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato e vai discutir as temáticas relacionadas com a transição energética e a forma como o ambiente, a energia e a economia se interligam. Governantes, investigadores e empresários serão questionados sobre soluções técnicas, regulatórias e ambientais para ajudar a definir políticas públicas que promovam a descarbonização da economia. Estes temas ganham particular relevância à medida que aumentam as consequências do conflito na Ucrânia.
O Fórum assume um abordagem diferente, convidando para a reflexão atores da academia e do ecossistema empresarial. “Esta complementaridade e o debate num mesmo fórum das questões da energia, em si mesma, enquanto bem escasso, e a necessidade de diminuir o impacto ambiental, criam tensões que é preciso dirimir e geram a necessidade de procurar soluções de compromisso”, assume João Peças Lopes, diretor associado do INESC TEC e Professor Catedrático na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
As soluções de futuro serão abordadas com recurso a painéis direcionados para os desafios e estratégias de cada segmento. A garantia, segundo Peças Lopes, é não ser possível “fugir a temas difíceis: gás, petróleo, carvão e hidrogénio”.
A Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, cabe transmitir uma visão macro daquilo que serão os desafios e oportunidades da Energia e do Clima.
O Fórum do Outono é uma iniciativa anual do INESC TEC que visa promover a discussão de temas relevantes para o país. Em 2022, a Transição Energética tornou-se ainda mais urgente, sendo necessário avaliar sua aceleração, redesenhando Planos de Energia e Clima e calculando os impactos ambientais e económicos, planeando a segurança energética do abastecimento e assegurando também níveis elevados de resiliência ao sistema energético.
O evento terá no lugar no auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 6 de dezembro. A participação é livre, mediante inscrição obrigatória, no site do evento, até 29 de novembro.