Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

Harmony OS: O sistema operativo da Huawei

Diogo Simões by Diogo Simões
2021/06/02

Os últimos anos não têm sido fáceis para a fabricante chinesa. E, tendo começado com a desconfiança vinda do outro lado do atlântico, os EUA continuam a dificultar a vida a uma empresa que, outrora, passava marcas como a Apple e a Samsung. Facto este que, aliado à escassez mundial de semicondutores, levou a que a própria Huawei, na apresentação de hoje, se tenha limitado a falar que a sua mais famosa série, a P50, chegaria “quando desse”.

Fonte: Huawei (Reprodução)

O sistema que conecta tudo

Falar de um ecossistema sem todo um portefólio de produtos seria estranho. Sabendo disto, a Huawei desfilou pela sua apresentação virtual todo um leque de dispositivos que serão lançados com a sua nova aposta: o Harmony OS.

Fonte: Huawei (Reprodução)

Desenhado para funcionar em qualquer tipo de equipamento independente da sua capacidade de memória, este sistema visa a conexão. O ter atalhos entre os diferentes equipamentos da marca para tarefas como ecrã partilhado, partilha de chamada, envio de ficheiros ou colocar o próprio smartphone a servir de “computador” para um monitor externo (com o Huawei Mate View).

Fonte: Huawei (Reprodução)

Ainda pelo painel de notificações é possível vermos os equipamentos ligados e criar um “super equipamento”, onde controlamos as diferentes informações a apresentar em cada um.

Fonte: Huawei

Afastando-nos da comunicação entre todo o ecossistema de produtos, desde uma lâmpada, frigorífico ou a aplicação de saúde, que tem em conta as informações do consumidor para o ajudar na hora de, por exemplo, perceber os alimentos a comer, a Huawei apresentou-nos a página inicial do seu sistema. Uma que, no caso de um smartphone, mostra esta simplicidade e integração da informação para a dar ao utilizador.

Fonte: Huawei

A Huawei fala na possibilidade em fazer “pin” à informação que queremos de uma aplicação e colocá-la como widget. Apesar de não ser a abordagem da Apple, a inspiração é notória, bem como do aspeto final que dá ao utilizador. Existem ainda Service Widgets, isto é: aplicações que não precisam de ser instaladas e que funcionam como um serviço de streaming. Estes widgets podem ser usados quer em smartphones, como em relógios, televisores, tablets e outros equipamentos futuros. Funcionalidade possível graças a um código único e que interliga todo o ecossistema.

Fonte: Huawei

Os widgets podem ser geridos num painel de serviços, onde todos aqueles disponíveis ficam acessíveis num único espaço por forma a integrar a informação que temos “espalhada” em cada dispositivo do ecossistema.

Fonte: Huawei

A empresa promete ainda combater a perda de processamento que reitera ser comum no ecossistema Android e iOS, bem como garantiu a segurança do consumidor nesta rede de partilha.  Esta promessa acontece pela capacidade de o sistema gerir melhor a ROM, mesmo que novas atualizações cheguem. Ainda segundo os dados da marca no que toca ao desempenho, a Huawei garante que será possível jogar por mais de uma hora jogos com uma taxa de atualização de ecrã a 90Hz sem perdas significativas de bateria. Este dado foi comparado ao iPhone 12 que conta com uma taxa de atualização de 60Hz.

A cereja no topo do bolo foi a menção aos diversos equipamentos que irão receber este sistema. Destaco as gamas mais populares em Portugal: a série P9, P10, P20 e P30, assim como Mate 10, 20 e 30.

Fonte Huawei

Em suma

Com um sistema que é baseado no código-fonte do Android, a Huawei parece ter criado um híbrido entre Android e iOS. Naquela que parece, até agora, uma boa junção dos dois mundos (e uma que com o futuro Android 12 e o repescar da Apple de aspetos visuais e funcionais ao Android, se torna algo esperado), assistir a esta apresentação revelou-se penoso. Não pela potencialidade do sistema a longo prazo, mas pelo agora. Por aquilo que será necessário à empresa e programadores em puxar todo um conjunto de aplicações para que futuros consumidores se sintam confortáveis e seguros com as promessas da marca.

Fonte: Android Authority

Pela análise que o Android Authority teve a possibilidade de fazer a um dos equipamentos que sai de fábrica com o novo OS, destaca-se o trabalho de “polimento” feito neste SO. Algo que se assemelha ao Android 10 (a última versão que a Huawei pôde oficialmente disponibilizar), e o iPad OS.

Com uma Huawei já conhecida por “turbinar” e “repaginar” o que a concorrência faz, será preciso mais quem um sistema de código partilhado entre diferentes dispositivos da marca para que os consumidores voltem a apostar na marca. Uma que, a cada trimestre de vendas anunciado, cai em percentagem de mercado.

Tags: Tecnologia
Diogo Simões

Diogo Simões

Next Post

Os principais anúncios da WWDC 2021

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Espanha lança novo projeto-piloto para ligar reguladores e empresas à IA

2022/07/03

Farto de passwords? O fim está próximo

2022/07/02

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

2022/07/01

IA na base do Google Search Engine

2022/06/30

iPhone 14 pode recuperar a designação “Plus”

2022/06/29

Alexa pode reproduzir a voz de pessoas falecidas

2022/06/29

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

To Good To Go, a app contra o desperdício alimentar

2022/04/04
Dicas

O teu home office pode ser muito mais produtivo com estas dicas

2021/02/01
Dicas

O que é um e-reader?

2021/02/01
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível alcóol américa Android ataques Automóveis carros cibersegurança Cinema e TV Ciência conduzir condução Crónica Curiosidades detetor Dicas discriminação ficheiros apagados fim Gaming Giveaway Google guerra humanóide inteligência artificial Internet Explorer japão Leica multa MWC 2022 notícias Opinião ransomware receção recuperar dados recuperar ficheiros Reviews robô Setups smartphone Tecnologia teste Web Summit 2021 Xiaomi YouTube

Recentes

Espanha lança novo projeto-piloto para ligar reguladores e empresas à IA

Julho 3, 2022

Farto de passwords? O fim está próximo

Julho 2, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version