Google vai adicionar indicador de força de password ao Chrome

A Google desenvolveu uma tecnologia que vai permitir ao Chrome mostrar quão forte é a sua password. Segundo o 9to5 Google, assim que o utilizador criar uma nova password ou decidir alterar as antigas nalgum site, vai, agora, ver este indicador de força da segurança da palavra-passe.

Apesar da tecnologia em questão não ser algo novo e alguns sites e plataformas já utilizarem este recurso que muito ajuda quando as ideias para passwords já não abundam, esta novidade promete ser bastante útil e vai facilitar a vida dos utilizadores que pretendam saber qual o nível de força da sua nova senha. Este tipo de incentivos são cada vez mais desejados, na medida em que há cada vez mais cibercriminosos que conseguem desbloquear passwords em menos de um segundo.

Para já o serviço não está disponível ao público, mas está programado para ser lançado no Mac, Windows, ChromeOS, Linux, Fuchsia e Lacros. Também vai ser possível ativar o recurso na versão do Google Canary.

Todavia, a Google está a trabalhar para eliminar completamente a password. Juntamente com outros grandes nomes, como Microsoft e Apple, a empresa está a trabalhar em “chaves de acesso”, que são uma solução sem password para autenticação que usa biometria e outros métodos para eliminar a palavra-passe, sempre com o objetivo final de evitar crimes cibernéticos e invasões de hackers. Esse padrão sem palavra-passe vai ser criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium.

Palavras-passe fracas podem facilitar o trabalho de hackers ao tentarem aceder a contas de utilizadores, por isso é importante criar passwords difíceis de serem descobertas, mas de que nós próprios nos consigamos lembrar. Mesmo que a Google esteja a adaptar-se para mudar diversas plataformas para os logins sem password, é imprescindível que os utilizadores criem palavras-passe fortes ao fazerem o registo em qualquer site.

Exit mobile version