O Google Stadia deve fechar hoje, dia 18 de janeiro e, nas suas últimas semanas, quem gostou do serviço tem lamentado vê-lo acabar.
É preciso dizer que, quaisquer que sejam os erros que a Google possa ter cometido com o Stadia, a maneira como a empresa lidou com o encerramento é exemplar (pelo menos para os consumidores), pois reembolsou os seus consumidores e preparou o seu controlador para uso futuro do bluetooth.
Os últimos dias de serviço trouxeram, no entanto, uma surpresa nostálgica e marcante para o Stadia: a Google lançou o primeiro jogo para o qual o Stadia foi usado, testado e melhorado: uma versão desenvolvida internamente do “Snake” chamada “Worm Game” (alguém com saudades de o jogar no Nokia 3310 nas longas viagens de verão rumo ao Algarve?).
Este título, para ser jogado a solo ou na versão multi player, e que surgiu com cenários coloridos e diversificados, foi “usado para testar muitos dos recursos do Stadia, começando muito antes do nosso lançamento público em 2019, até 2022”.
A descrição diz que este é um jogo “humilde e básico” e que “não ganhará o título de Jogo do Ano, mas a equipa do Stadia passou muito tempo a jogá-lo e decidimos partilhá-lo convosco. Obrigada por jogarem e por tudo”.
Apesar do desfecho, o Stadia não deve ser esquecido pela sua comunidade. É um jogo claramente importante para o desenvolvimento do Google Stadia, por mais básico que possa parecer.
Agora que a Google finalmente confirmou o suporte ao bluetooth, é pena que tenham surgido vários outros serviços de streaming, como “GeForce Now” e “Xbox Cloud Gaming”, com bibliotecas de jogos mais atrativas e streaming de melhor qualidade. O Stadia, por seu lado, nunca conseguiu encontrar um público considerável e dedicado em PC, smartphone e consola.
Fonte: Tech Radar