A Google está a testar a capacidade de pesquisar palavras faladas em vídeos através de um novo recurso chamado “Pesquisar no vídeo”. De acordo com o Search Engine Journal, oficialmente os testes desta opção estarão a ser feitos na Índia, mas alguns utilizadores também estão a ver esta novidade nos Estados Unidos.
A Google colocou esta notícia no blogue do Google Índia, onde escreveu: “além das imagens, os vídeos também são uma fonte rica em informações visuais, mas muitas vezes é difícil encontrar algo escondido dentro de um clipe longo. Com o novo recurso que está em fase de testes, é possível pesquisar qualquer assunto que seja mencionado num vídeo, diretamente a partir do campo da “Pesquisa”. Basta inserir um termo de pesquisa usando o recurso “Pesquisar no vídeo” para encontrar rapidamente o assunto que procura”.
A Google já tinha implementado um recurso que permitia separar os momentos-chave num vídeo, nos quais consegue isolar as secções de um vídeo com o assunto que está a ser falado, mesmo sem a separação prévia do mesmo em capítulos. Com as transcrições avançadas do YouTube, espera-se que a “Pesquisa do Google” venha a funcionar bem.
A Google está a melhorar a tecnologia de reconhecimento de fala para falantes de Hinglish, um híbrido de hindi e inglês. Os utilizadores na Índia podem fazer uma pesquisa por voz usando hindi e inglês na mesma consulta, e o Google poderá entender do que se trata.
“As necessidades linguísticas na Índia estão a tornar-se mais dinâmicas e multilíngues, e também estamos a ver isso refletido nas experiências de pesquisa das pessoas. A verdade é que a maioria dos utilizadores do Google na Índia fala mais do que um idioma”, lê-se na notícia.
Este avanço também pode significar que os profissionais de marketing que carregam vídeos no Youtube têm de garantir que o idioma usado é claro e que o Google consegue transcrever de forma adequada e precisa as palavras faladas no vídeo.
A Google não se comprometeu com uma data de lançamento para este novo recurso.