A Google está a atualizar uma funcionalidade que permite aos utilizadores bloquear os separadores anónimos do Chrome.
Os utilizadores que querem ter mais privacidade nas pesquisas anónimas e colocar um pin para que os outros não tenham acesso às mesmas devem carregar nas “definições do Chrome”, de seguida “privacidade e segurança” e ativar a opção “bloquear separadores anónimos ao sair do Chrome”.
Estas opções desenvolvidas para iOS têm por objetivo reforçar a privacidade e a segurança dos utilizadores e só eram possíveis para quem tinha sistema iOS nos telemóveis, mas agora vai ficar disponível também para quem tem Android.
Introduzido no Chrome para iOS no início de 2021, esse recurso exige apenas que o utilizador “Desbloqueie o modo anónimo” com a sua impressão digital após reabrir o navegador Android. Há também a opção de “Ver outras guias” no ecrã inicial anónimo, bem como um menu flutuante para fechar todas as tabs de navegação privada ou abrir as configurações. Forçar o encerramento do Chrome continua a remover todas as páginas anónimas. A ativação ou desativação requer verificação, pelo que também pode usar o seu PIN. O ecrã inicial aparece imediatamente após sair do Chrome, o que pode ser muito útil, por exemplo, caso empreste o telemóvel.
Este recurso está a ser atualizado para chegar a mais pessoas, no âmbito do Data Privacy Day, pelo que pode ainda não estar disponível no seu telemóvel (mesmo que utilize a versão mais recente da aplicação do Chrome).
Além desta novidade, o Chrome está a expandir o Safety Check com “recomendações e lembretes mais personalizados sobre o que partilhou anteriormente com sites para que encontre esses controlos num só lugar para revogar permissões e proteger a sua privacidade”. O Chrome já alerta para passwords comprometidas, extensões prejudiciais e dá indicação da necessidade de se instalarem atualizações.
Fonte: 9to5google