O Google Pay é uma das melhores carteiras digitais do mercado, mas a aderência dos bancos em Portugal é ainda muito limitada, sendo que até há bem pouco tempo os portugueses estavam limitados a utilizar este serviço apenas através do Revolut. No entanto, esse cenário já está a mudar em 2022, com os clientes do Openbank a poderem agora adicionar os seus cartões ao Google Pay.
Os responsáveis do banco digital, que pertence ao grupo Santander, vieram revelar oficialmente que o Google Pay está agora disponível para os clientes que possuam um cartão Я42 Metal. No anúncio oficial todo o processo é explicado:
Em qualquer loja física que tenha o sistema ‘contactless’, basta aproximar o dispositivo Android, com o ecrã ativado, do terminal de pagamento e o pagamento será efetuado. Já para compras ‘online’ e em ‘apps’, aparece como método de pagamento.
Para além do serviço da Google, os clientes do Openbank têm também acesso a outras carteiras digitais, como o Apple Pay, Fitbit Pay e Garmin Pay. Contando já com quatro carteiras digitais disponíveis para os seus clientes o Openbank reforça a sua posição no mercado na tentativa de se antecipar à cada vez mais notória presença do Revolut em Portugal e aos cada vez mais abrangentes serviços do MB Way.
Apesar de estes serem meios muito convenientes para fazer compras com o telemóvel, o Openbank disponibiliza também um serviço de pagamentos seguros para os mais céticos. O serviço tem o nome “E-commerce card”, que se trata de um cartão virtual pré-pago que permite ao utilizador carregar saldo que apenas será utilizado para compras online, limitando os habituais riscos das compras online.
Voltando ao Google Pay, espera-se que este seja um ano de maior adopção por parte dos bancos portugueses. Atualmente, para além do Openbank e do Revolut, apenas a Caixa Geral de Depósitos, ActivoBank e Millenium BCP disponibilizam este serviço, o que limita a sua utilidade. Por comparação, o Apple Pay é atualmente o serviço que mereceu maior atenção por parte dos bancos e serviços em Portugal, já que bancos como o próprio Santander, Montepio, Crédito Agrícola, moey!, entre outros já dão acesso à carteira digital da Apple.