A Google parece estar a preparar o suporte nativo a tags Bluetooth no seu sistema operativo Android. A informação é avançada pelo site 9to5Google.
A existência destas tags localizadoras no mercado não é novidade, tendo tido o seu boom no ano passado, com o lançamento da Apple AirTag ou das Samsung SmartTags. Estes dispositivos funcionam via Bluetooth ou Ultra WideBand e podem ser presos a objetos pessoais, por exemplo, a carteiras, porta-chaves, comandos da garagem, mochilas, entre outros. Quando um destes objetos se perde, o “dono” pode tentar localizá-lo através do telemóvel, de forma rápida e com a localização pormenorizada.
A rápida adoção desta tecnologia contribuiu para que surgissem usos indevidos e, mais concretamente, relatos de pessoas que foram seguidas sem terem conhecimento de que possuíam consigo um dispositivo do género. A Apple já criou mecanismos de proteção para evitar que estes abusos aconteçam, tendo disponibilizado, inclusive, uma aplicação para o Android.
Provavelmente a Google estará a trabalhar neste recurso como medida de segurança dos seus utilizadores. Tal como a Apple fez ao lançar a sua app para Android.
Por agora, o recurso encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento, mas pode ser apresentado muito em breve, quem sabe na Google I/O 2022.