Depois de ter feito uma reformulação de design, a aplicação do serviço de mensagens da Google está a introduzir uma nova funcionalidade que vai ajudar a perceber o estado das mensagens enviadas, noticia o GizChina.
A novidade que em breve chegará à app parece ter ido buscar inspiração ao cada vez mais popular serviço de conversação WhatsApp. Em causa, está a utilização de sinalizadores que permitirão aferir o estado das mensagens que enviamos em três estados diferentes: enviada, entregue e vista. Tal como no WhatsApp a presença de dois “vistos” indica que a mensagem foi enviada e recebida com sucesso pelo destinatário. Posteriormente, ficamos a saber se, e quando, a mensagem for lida porque, nessa altura, os dois indicadores ficam azuis.
Considerando que esta funcionalidade ainda está em fase de testes pela Google, é possível que a empresa ainda venha a alterar alguns aspetos nas próximas semanas. Há quem defenda que ao invés dos “vistos” a Google poderia simplesmente descrever o estado em que a mensagem se encontra: “enviada”, “recebida” e “lida”. É apenas uma forma mais simples e direta de fornecer o mesmo tipo de informação a todos os utilizadores da aplicação Mensagens Google.
Apps como o WhatsApp, Viber ou Tango chegaram a ser líderes no serviço de mensagens, mas, em 2011, a Apple introduziu o iMessage – uma espécie de versão muito própria do WhatsApp da Apple que continua a fazer os possíveis para que os seus clientes se mantenham fiéis ao iMessage, apesar das incontáveis campanhas que têm sido feitas a favor do WhatsApp. Recentemente foram até incluídos pequenos jogos no iMessage que os utilizadores de iOS podem jogar uns com os outros.
Será necessário aguardar pela próxima atualização para a app de mensagens da Google para percebermos quais serão as novidades que chegaram à fase final.