Nos últimos 25 anos, a Google tem dominado o mundo da internet com o seu motor de busca. No entanto, a chegada do ChatGPT levantou uma questão intrigante: será que é melhor procurar com o ChatGPT do que com o motor de busca do Google? A empresa de Mountain View está a tentar preparar-se para este futuro com o seu próprio motor de busca com IA, mas até agora o seu desempenho tem sido muito criticado
O Google introduziu os novos “snippets” na sua página de resultados, chamados AI Overview. Inicialmente disponível nos Estados Unidos, esta opção permite aos utilizadores obter uma resposta à sua consulta que será gerada pelo modelo de IA do Google. Esta função foi apresentada no Google I/O 2024 e é uma evolução da Search Generative Experience que já tivemos a oportunidade de testar há alguns meses.
No entanto, a IA que procura está a ser um pouco desastrosa. O problema com estas respostas geradas por IA é o mesmo que afeta todos os chatbots: inventam muito. Recentemente, conhecemos o caso peculiar do queijo e da pizza, mas houve muitos outros erros que os utilizadores também partilharam no Twitter. O perigo para a Google é que ninguém confie nesta característica, e a empresa está a fazer algo inédito.
No Google, estão a ser apagados os resultados de pesquisa gerados por IA que detetam que são errados. Uma porta-voz da Google confirmou esta medida, indicando que estão a tomar “medidas rápidas” para eliminar os resumos de IA em determinadas consultas.
Outro grande problema desta revolução é o que afeta os criadores de conteúdos e os meios de comunicação: a Google e o seu motor de busca têm sido, durante anos, fontes-chave de tráfego e, portanto, de receitas publicitárias. Mas esse tráfego gerado pelo Google está a mudar, embora as respostas geradas por IA estejam a aumentar a preocupação dos criadores de conteúdo.
Na Google sempre se defendeu que o ecossistema web é crucial, mas ao mesmo tempo houve um esforço por mostrar cada vez melhores respostas no motor de busca e evitar cliques ao utilizador. O medo, claro, é que esta tendência continue ao longo do tempo.
Boa parte da internet está a ver o seu tráfego prejudicado após estas mudanças, mas há uma plataforma que vai contra a corrente. Trata-se do Reddit, que tem ganho relevância por contar com opiniões, respostas e experiências “humanas”, o que faz com que muitos utilizadores usem o motor de busca do Google adicionando “site:reddit” para que os resultados se centrem apenas nessa comunidade.
A obsessão do Google com a IA está a gerar problemas que afetam a sua reputação, principalmente porque os utilizadores não esperam (ainda) que o ChatGPT responda a tudo correctamente, mas sim que o motor de busca do Google o faça.
Fonte: New York Times