Um estudo da Google concluiu que, apesar das pessoas usarem os motores de pesquisa diariamente, a maioria (58%) não conhece truques para otimizar a sua pesquisa online.
A inteligência artificial aplicada à Pesquisa Google tem procurado melhorar as suas ferramentas para entender, cada vez melhor, o que o utilizador procura. Daí, resulta a apresentação, ou não, de conteúdos úteis nos mais diversos temas e curiosidades das pessoas.
Mas se, por um lado, a IA ajuda a alimentar os resultados da pesquisa, por outro, existem truques que o utilizador pode aplicar à sua pesquisa para encontrar resultados mais relevantes. Por isso, para ajudar os utilizadores a encontrarem mais facilmente as informações que procuram, a Google lançou um guia prático para o dia-a-dia, seja para encontrar o produto certo ou saber mais sobre um determinado assunto.
Para começar, a Google apresenta as 10 dicas para otimizar a sua pesquisa:
- Pesquise por X ou Y: isto originará resultados relacionados com X, Y ou ambos. Em vez da palavra “or” também pode usar o sinal de pontuação “|”.
- Para encontrar uma correspondência exata no Google, coloque a frase de pesquisa entre aspas.
- Utilize o menos para excluir palavras da pesquisa.
- Procure por páginas que tenham no título a palavra pesquisada.
- Coloque “…” entre dois números para pesquisar por um intervalo de preços específico.
- Restrinja a sua pesquisa a uma página web específica colocando o operador “site:” seguido do domínio onde pretende procurar a informação.
- Pesquise dentro dos links por uma palavra ou palavras específicas. Os resultados vão trazer apenas os links que contêm a palavra pesquisada. Se adicionar um site na pesquisa, pode refinar ainda mais os resultados.
- Escreva “define:” antes de uma palavra para encontrar a definição desse termo. Trata-se de um dicionário integrado ao Google.
- O operador de pesquisa “filetype:” limita os resultados de pesquisa a arquivos de um formato específico, por exemplo, pdf, docx, txt, ppt, etc.
- Combine os diferentes operadores de pesquisa para ter mais precisão nos resultados.
Não só estas técnicas, como outros hábitos de pesquisa podem mudar a forma como se navega online, contribuindo para chegar mais rapidamente à informação que procura como, por exemplo, confirmar a credibilidade da fonte.