Recentemente, a Google decidiu reformular o seu chatbot baseado em Inteligência Artificial (IA), despedindo-se do Google Bard e dando as boas-vindas ao Gemini. Este novo nome é uma herança do modelo de linguagem, que se apresenta em três versões, sendo a mais notável a ‘Gemini Ultra’, uma versão paga também conhecida como Gemini Advanced.
No entanto, se já começaste a explorar o Gemini ou simplesmente pediste que ele resolvesse uma dúvida, é importante saber que essa informação será armazenada nos servidores da Google. Se estás preocupado com a tua privacidade no telemóvel e na Internet em geral, existe uma opção oculta que podes ativar para evitar isso.
A própria Google alerta para o perigo de partilhar conteúdo sensível no Gemini, o epicentro de todas as suas características de IA, uma vez que as conversas são armazenadas e analisadas pelos seus sistemas. Segundo a política destes serviços, os chats com o Gemini são supervisionados por moderadores humanos com o objetivo de melhorar o serviço.
Mas quanto tempo estas informações permanecem nos servidores? O gigante de Mountain View admite conservar esta informação, incluindo o idioma, o dispositivo e a nossa localização, durante um máximo de três anos. Felizmente, a Google introduziu uma nova opção que nos permitirá escolher quais os dados do Gemini que são guardados e como.
Para fazê-lo, basta seguir estes passos simples:
1. Aceder ao painel “Minha atividade” da Google.
2. Ir à secção ‘Atividade web e de aplicações’.
3. Procurar o ícone do Gemini entre as diferentes aplicações e serviços da Google. Se não o encontrares, toca em ‘Ver tudo’ que se encontra no final do carrossel de ícones.
4. Entrar em ‘Aplicações de Gemini’, e tocar posteriormente em ‘Desativar’.
A partir de agora, os teus futuros chats com o Gemini deixarão de ser guardados. Podes também eliminar conversações e mensagens individuais se preferires. No entanto, mesmo com esta opção desativada, as nossas conversas continuarão a ser guardadas durante um máximo de 72 horas. A Google justifica isto com motivos de segurança e qualidade de serviço.
Alternativamente, podes desativar a opção de ‘Atividade’ diretamente na interface do Gemini. Na lista de mensagens, podes apagar individualmente cada uma delas, permitindo continuar a usar o Gemini sem comprometer a tua privacidade.
Na minha opinião, a Google deve continuar a trabalhar para garantir a privacidade dos seus utilizadores, ao mesmo tempo que desenvolve novas e excitantes tecnologias de IA.