A Apple pode ter-se tornado mais visível no cinema com a chegada da Apple TV+, mas, há alguns anos, a gigante da tecnologia não aparecia explicitamente em filmes e séries. No entanto, isso não impedia que os seus produtos fossem facilmente reconhecidos, mesmo quando os logótipos estavam cobertos.
Um exemplo marcante desta presença subtil da Apple no cinema ocorreu em 1994, no filme “Forrest Gump”, protagonizado por Tom Hanks. Esta obra cinematográfica contém uma das melhores homenagens à Apple no grande ecrã. É um momento breve, mas significativo, descoberto pelo Gear Rice.
Ao minuto 102 do filme, o protagonista abre uma carta com o logótipo clássico da Apple nas cores do arco-íris. Embora seja um instante rápido, se fizermos uma pausa no filme nesse exato momento, podemos ler que é uma carta de agradecimento de um executivo da Apple pela “loucura” de investimento que Gump fez na empresa. O executivo refere-se ao investimento na informática pessoal da época como “um parque de recreio para lunáticos” e não como uma “decisão visionária”, mas promete grandes benefícios para o futuro.
A carta é assinada por um tal J. Wellington Bigby, uma personagem que nunca existiu. A morada dos escritórios da Apple está incorreta e a carta está datada de 1975 e, nessa altura, a Apple ainda não existia. No entanto, estes detalhes são quase impercetíveis no breve segundo em que a carta aparece em primeiro plano.
A carta revela ainda mais quando é lida na íntegra. Nela, o fictício investidor anuncia a Forrest Gump o próximo lançamento do computador pessoal Lisa, como motivação para que o protagonista mantenha o investimento na Apple. No entanto, há um erro nesta parte da carta, pois o Apple Lisa só foi lançado a 19 de janeiro de 1983, cerca de oito anos após a cena do filme, situada a meio dos anos 70.
Em suma, a carta está repleta de erros. No entanto, para os entusiastas da Apple, isto serve como uma homenagem e um lembrete de que a Apple já era sinónimo de um bom investimento há várias décadas. Apesar dos obstáculos ao longo do caminho, a Apple conseguiu consolidar-se como uma das empresas mais influentes e inovadoras do mundo da tecnologia.
Este é um exemplo perfeito de como a Apple tem sido uma presença constante e influente na cultura popular, mesmo quando não é explicitamente mencionada.
Fonte: Gear Rice