Uma start-up sueca, chamada Neko Health, propriedade do fundador do Spotify, Daniel Ek, em parceria com Hjalmar Nilsonne, promete revolucionar os exames médicos.
O objetivo da Neko é permitir que os pacientes façam check-ups integrais, com base em tecnologia de imagem e análises por inteligência artificial (IA), capazes de detetar várias doenças. A start-up também afirma que os exames já podem ser realizados no primeiro centro de saúde da organização no centro de Estocolmo – e tudo sem tirar uma única gota de sangue.
No seu perfil de LinkedIn, a start-up apresenta-se como um projeto que nasceu após “quatro anos de intensa pesquisa e desenvolvimento de produtos”, e diz que pretende instituir uma forma de ajudar as pessoas manterem-se saudáveis através de medidas preventivas e deteção precoce de condições patológicas. Os dois criadores da empresa investiram mais de seis milhões de euros no negócio.
Depois de um scanning de cerca de 15 minutos, os pacientes seguem para uma consulta médica presencial para conhecerem os resultados. Os exames vão recolher dados de mais de 50 milhões de pontos sobre a pele, coração, vasos sanguíneos, respiração, pontos de inflamação e outras informações sobre o nosso organismo.
“A deteção precoce e a prevenção de doenças graves significariam que podemos evitar tanto o sofrimento humano, como os altos custos sociais que as doenças graves acarretam. Com a nossa tecnologia e IA, esse futuro agora é uma possibilidade; pode ser a base para toda uma nova era na área da saúde”, afirmou Nilsonne.
Pessoas com problemas de pele e coração, de acordo com a start-up, são as que mais rapidamente podem recorrer ao Neko Body Scan para fazer um exame completo. Por enquanto, a tecnologia da empresa parece estar limitada ao mercado sueco, mas espera-se que a iniciativa evolua e se expanda para outros países.
Fonte: News Today Net