Uma nova equipa de astronautas está a ser preparada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) para uma nova visita à Lua. Através do programa Artemis, um novo grupo de cientistas vai voltar a pisar o solo lunar e, entre eles, estará pela primeira vez na história uma mulher.
Para celebrar e promover a nova missão espacial histórica, a NASA está a aproveitar os meios digitais para cativar o público com uma história em formato de banda desenhada, com o título First Woman: NASA’s Promise for Humanity, que acompanha a jornada da Comandante Callie Rodriguez e do seu parceiro RT.
Além da banda desenhada, que é contada em 44 páginas, a NASA disponibilizou também uma aplicação com o nome First Woman, que permite aos mais curiosos experienciarem partes da história através da Realidade Aumentada. A aplicação, que está disponível para Android e iOS, dá aos utilizadores uma descrição geral sobre a aventura, bem como uma demonstração de modelos à escala através da realidade aumentada para conhecermos melhor a nave e o fato utilizados por Callie Rodriguez, bem como uma visita virtual à lua.
Para além do entretenimento proporcionado pela app, é também possível aprender mais sobre o programa espacial através de uma série de quizzes. E, como é claro, todo o tour da app é feito por, nada mais, nada menos, que o robô RT. A NASA disponibilizou a história tanto na web como em formato PDF, bem como um código QR que dá acesso direto à aplicação First Woman.
Apesar deste marco histórico que é a ida da primeira mulher à Lua, as aventuras da NASA com a realidade aumentada não se ficam por aqui. A agência espacial está também a recorrer a esta tecnologia para promover o Telescópio Espacial James Webb, cujo lançamento está agendado para dezembro deste ano, com uma aplicação dedicada que nos dá a conhecer melhor o projeto.
Após o excelente trabalho realizado com o satélite Hubble, a NASA procura agora continuar a explorar o espaço através do seu novo telescópio espacial, dedicado a desvendar os segredos sobre a origem do universo. Ao contrário de First Woman, The JWST Augmented Reality App apenas está disponível na App Store, de forma gratuita e contendo conteúdo em áudio e vídeo que explica os detalhes de todo o programa de exploração espacial.
Com toda a tecnologia disponível em 2021, torna-se interessante a forma como entidades como a NASA conseguem fazer uma aproximação ao público num contexto educacional e acessível a grande parte da população. Para além de aumentar o conhecimento, aumenta também o interesse sobre a exploração espacial, que hoje em dia já vai bem mais além do que a cobertura dos media.
Para aqueles que pretendem experimentar de imediato a nova aplicação First Woman, deixamos abaixo a o código QR que te dá acesso direto à mesma.