A Rockit, uma comunidade fintech com sede em Vilnius, capital da Lituânia, lançou uma campanha de solidariedade para arrecadar fundos para os ucranianos afetados pela invasão da Rússia. Ao criar e vender um NFT inspirado em desenhos infantis, a empresa espera unir as comunidades fintech e tecnológicas e espalhar a mensagem de unidade, esperança e liberdade.
Batizado de “The Nightingale of Freedom“, o projeto criou uma obra de arte digital a partir de mais de 500 desenhos de crianças e a vendeu no mercado NFT (non-fungible token). Os fundos arrecadados serão doados ao fundo “I Am Ukraine”, administrado em parte pela Embaixada da Ucrânia na Lituânia.
O projeto foi iniciado pela Rockit – um centro de tecnologia financeira e inovação sustentável com sede em Vilnius. De acordo com Lina Žemaitytė-Kirkman, chefe da Rockit, em nota enviada à imprensa, a organização espera envolver outros membros da sua comunidade, empresas de tecnologia financeira e o ecossistema de tecnologia em geral no processo de doação.
A obra de arte foi criada por Agnė Kišonaitė, uma artista local. Os desenhos infantis de um rouxinol foram compilados e posteriormente digitalizados com a ajuda do Museu Nacional de Arte da Lituânia. BCCS Cluster, um consórcio de organizações privadas e públicas, foi quem colocou a obra de arte no mercado NFT. O formato NFT de “The Nightingale of Freedom” foi escolhido devido à sua crescente popularidade e à opção de misturar arte com tecnologias, criando ativos digitais exclusivos que mostram a propriedade de ativos tangíveis.
Qualquer pessoa pode contribuir com o projeto e comprar uma parte do Freedom Nightingale, e para os recém-chegados à Web3, instruções detalhadas estão disponíveis no site da iniciativa. Os fundos arrecadados serão alocados priorizando áreas na Ucrânia onde é necessário apoio imediato.
“Tanto os moradores quanto as empresas lituanas estão incrivelmente unidos em seu apoio à Ucrânia desde que foi atacada pela Rússia. O “rouxinol da liberdade” é simbolicamente dividido em 265 fichas insubstituíveis, cada uma com seu próprio código único. A indústria de fintech lituana une 265 startups e, assim como o rouxinol, cada uma delas é única, brilhante e excecional, pintando um retrato da inovação lituana”, comentou Žemaitytė-Kirkman, em comunicado enviado à imprensa.