A aplicação de livestreaming Facebook Gaming vai desaparecer no dia 28 de outubro, cerca de dois anos após a sua estreia.
O streamer Gothalion partilhou uma captura de ecrã que mostra uma mensagem que surgiu na aplicação a avisar os utilizadores do seu iminente encerramento, aconselhando-os a descarregar os seus dados, caso os pretendam guardar, enquanto é possível fazê-lo.
A empresa agradeceu aos utilizadores, esclarecendo que poderão continuar a usar os jogos e a visitar os streamers dentro da aplicação principal do Facebook. “Este foi realmente um esforço liderado pela comunidade para trazer novos recursos de jogos para o Facebook”, escreveu o Facebook num e-mail enviado aos utilizadores da app.
Todas as funcionalidades de streaming vão manter-se na aplicação principal do Facebook e na página de internet da rede social. Só a aplicação dedicada a livestreams de videojogos será encerrada, não podendo ser usada em iOS ou Android e, a partir de outubro, também já não vai ser possível descarregá-la. Com o objetivo de divulgar os conteúdos produzidos por streamers, a Facebook Gaming não alcançou a rival Twitch, lutando sempre para se afirmar no mercado do livestreaming.
A Meta, empresa que detém o Facebook, vai continuar a apostar no mercado dos videojogos, mas em especial no departamento de Realidade Virtual.
Ainda no Facebook, hoje também é notícia que vai ser cancelada uma funcionalidade da rede social que ainda não tinha sido lançada oficialmente: a Neighborhoods que estava disponível apenas no Canadá e nos Estados Unidos.
A Neighborhoods foi lançada em 2020 no Facebook para dar aos utilizadores uma forma de interagirem com outros membros da sua comunidade local. A rede social investiu nesta funcionalidade devido à popularidade do serviço Nextdoor mas, acabou por decidir que seria melhor que os utilizadores formassem as suas próprias comunidades nos grupos da rede social.
Fonte: The Sun