O Instagram está a testar novos métodos para os utilizadores verificarem a idade, a ferramenta de IA criada por uma empresa terceirizada, a Yoti, que estima quantos anos tem apenas ao fazer scan do seu rosto.
Oficialmente, é preciso ter pelo menos 13 anos para se inscrever numa conta do Instagram, mas durante anos a empresa fez pouco esforço para aplicar essa regra. Até 2019, não se preocupava em perguntar aos novos utilizadores a sua data de nascimento, muito menos tentar verificar essa mesma informação. Depois de ser bastante criticada por especialistas em privacidade e segurança infantil, o Instagram introduziu cada vez mais recursos de verificação de idade.
Atualmente, o Instagram pede aos utilizadores que verifiquem a sua idade apenas quando os adolescentes tentam editar a sua data de nascimento para ficarem com 18 anos ou mais. Para verificar a sua idade, os utilizadores podem enviar fotos de vários cartões de identificação e, a partir de hoje, os utilizadores nos EUA terão duas opções adicionais: comprovação social e estimativa de IA.
Para o primeiro método, a confirmação social, o Instagram irá pedir a três seguidores mútuos do utilizador que confirme quantos anos ele têm. Os seguidores mútuos terão que ter mais de 18 anos e irão ter três dias para responder ao pedido do Instagram. O segundo método, a estimativa de IA, envolve o envio de uma selfie em vídeo para uma empresa terceirizada, a Yoti, que usa a máquina para estimar a idade de uma pessoa.
Yoti é um player bem conhecido em idade online e verificação de identidade, e sua tecnologia foi aprovada para uso pelo governo do Reino Unido e reguladores digitais alemães. Ele usa vários sinais faciais para estimar a idade de um utilizador. (Embora a própria empresa diga que não sabe exatamente quais são esses sinais.)
Os dados mostram que o sistema de Yoti é menos preciso para rostos femininos e pessoas com pele mais escura, e que para menores de 24 anos as suas estimativas podem estar erradas em até 2,5 anos. No entanto, se a ferramenta estiver a fazer uma estimativa ampla sobre a idade de um utilizador a sua precisão irá melhorar. Uma análise de 2020 do sistema do Yoti por uma organização sem fins lucrativos de terceiros descobriu que era 98,89% confiável em adivinhar se as pessoas tinham mais de 18 anos ou não.