O fatiamento de rede 5G oferece boas possibilidades de receita aos provedores de serviços de comunicação (CSPs) no segmento empresarial. A tecnologia cria-lhes um amplo espectro de vias de monetização 5G, com possíveis estratégias de entrada no mercado, como o modelo Network-as-a-Service (NaaS). A análise foi feita pela GlobalData, empresa líder de dados e análise.
Kiran Raj, chefe de prática de tecnologia disruptiva da GlobalData, acredita que “o fatiamento de rede 5G é a melhor opção dos CSPs para criar e gerir uma rede que atenda e supere as necessidades em evolução de um conjunto diversificado de utilizadores. Uma rede fatiada é criada transformando-a numa coleção de redes lógicas construídas sobre uma infraestrutura partilhada. Cada rede lógica é criada para atender a uma finalidade comercial específica e inclui todos os recursos de rede necessários que são configurados e orquestrados de uma ponta a outra”.
O mais recente relatório de radar de inovação da GlobalData, “Powering NaaS – How 5G Network Slicing can Accelerate Business Growth“, destaca como o fatiamento de rede 5G está gerar casos de uso corporativo para resolver alguns problemas críticos do setor.
Energia e serviços públicos
A Vodafone fez uma parceria com a UK Power Networks para conectar a rede de energia do Reino Unido a uma fatia dedicada da sua rede 5G nacional destinada a aplicações de baixa latência e grande largura de banda, permitindo que as operadoras móveis trabalhem na mesma rede física, criando várias fatias de rede virtual.
Governo
A startup de software Mavenir, com sede nos Estados Unidos, colaborou com a estatal da Tailândia National Telecom Public Company Limited (NT), a startup tailandesa 5GCT e a Cisco Systems Thailand para desenvolver uma cidade inteligente em Ban Chang que apresenta integração de rede de acesso de rádio aberta (RAN) 5G através de rede privada de ondas milimétricas (mmWave). A rede privada 5G da cidade inteligente de Ban Chang propôs usar o espectro mmWave para sensores de Internet das Coisas (IoT), drones e postes inteligentes, bem como outras aplicações que exigem uplink rápido de dados para análise em tempo real.
Media e entretenimento
A Sony e a operadora de telecomunicações japonesa KDDI realizaram testes tecnológicos para streaming de jogos da PlayStation e streaming ao vivo em 8K usando uma rede móvel 5G SA. A dupla usou o 5G SA para conectar um smartphone Xperia fora de um prédio a uma PlayStation dentro do prédio. As demonstrações comprovaram uma qualidade de conectividade superior.