O Facebook apresentou uma nova funcionalidade para permitir uma maior personalização do feed e otimizar o desempenho da inteligência artificial da rede social da Meta.
No feed do Facebook, as publicações são apresentadas com base nos interesses de cada pessoa definidos por uma estratégia de inteligência artificial.
Para tornar a apresentação de conteúdo mais interessante para os seus utilizadores, a partir de agora, em várias das publicações que estarão no seu feed, vão surgir dois botões onde é possível decidir “ver mais” ou “ver menos”. Em breve vai ser possível encontrar os três pontinhos em cada publicação. É aí que vai ser possível escolher o que vai aparecendo de acordo com os seus gostos.
De acordo com a opção escolhida, a app vai aumentar ou reduzir o ranking daquela publicação, fazendo com que publicações da mesma conta ou publicações semelhantes surjam com maior ou menor frequência no seu feed. O que vemos no nosso perfil passa a ser personalizado apenas de acordo com os nossos interesses e aprendizagem do algoritmo.
O Facebook continua a ser a rede social com maior notoriedade em Portugal, mas, segundo um estudo produzido pela Marktest, pela primeira vez, desde 2011, o Facebook já não é a mais utilizada pelos jovens portugueses entre os 15 e os 24 anos: foi destronado pelo Instagram, com 94,1% versus 89,4%.
A Meta continua a explorar formas de ajudar os utilizadores a personalizarem a quantidade de conteúdo que vêm no feed de amigos e familiares, Grupos, Páginas e figuras públicas com os quais está conectado. Essas ferramentas – assim como os Favoritos, adiar e reconectar – podem ser encontradas em “Preferências de Feed”.
A Meta acrescenta que esta decisão poderá não ser definitiva e vai sendo adaptada consoante o tipo de feedback que for recebendo por parte dos utilizadores.
Fonte: Wall Street Journal