Farto de passwords? O fim está próximo

A Apple, a Google e a Microsoft estão a estudar novas formas de segurança digital, deixando de lado as tradicionais palavras-passe que podem ter os dias contados. Confiar apenas nas palavras-passe é considerada pelas gigantes tecnológicas como uma grande falha de segurança na Internet, com as pessoas a mantê-las demasiado simples ou a utilizar sempre as mesmas para facilitar a gestão de muitas contas e acessos.

As gigantes tecnológicas americanas estão disponíveis para criar um padrão comum que vai permitir que as pessoas entrem através do desbloqueio dos seus telemóveis, como o reconhecimento facial ou as impressões digitais. “A mudança completa para um mundo sem palavras-passe começará com os consumidores a torná-lo uma parte natural das suas vidas”, disse o vice-presidente da Microsoft, Alex Simons, acrescentando: “trabalhando juntos como uma comunidade através de plataformas, podemos finalmente alcançar esta visão e fazer progressos significativos no sentido de eliminar as palavras-passe”.

Apple, Google e Microsoft são da opinião que a utilização de logins seguros ao invés das habituais passwords iria reduzir o sucesso de esquemas de phishing que enganam os utilizadores, roubando-lhes os dados de acesso, que são depois comercializados.

Jen Easterly, diretora da agência de segurança cibernética e de infraestruturas dos Estados Unidos afirmou que este é “um marco importante para encorajar as melhores práticas de segurança incorporadas e ajudar-nos a ir além das palavras-passe”.

O apoio a logins sem palavra-passe será analisado ao longo do próximo ano no contexto do navegador Chrome e do software Android, revelou o gestor de produtos da Google (que detém tanto o browser como o software) e presidente da FIDO Alliance, Sampath Srinivas. Também a Apple e a Microsoft anunciaram planos para fazerem o mesmo dentro dos seus ecossistemas digitais.

A eliminação de senhas foi tida como sendo mais segura do que a autenticação de dois fatores que envolve a obtenção de senhas de uma só vez enviadas por texto ou por e-mail como confirmação secundária ao iniciar sessão em sítios ou serviços.

Exit mobile version