Uma das vantagens de ser utilizador Android é a liberdade que o sistema operativo proporciona. Só que essa vantagem foi-se tornando com o tempo uma vulnerabilidade.
Embora a Google esteja a trabalhar para melhorar a utilidade dos equipamentos que utilizam o seu sistema operativo, hackers por outro lado estão a tirar proveito de um erro de fabrico no chipset para tomar conta dos equipamentos por completo e fazer dinheiro.
A empresa de segurança mobile Kryptowire recentemente reportou que identificou uma vulnerabilidade muito grave num chipset concebido pela Unisoc, a maior fabrica de chipsets da China. Qualquer hacker que tenha conhecimento desta vulnerabilidade pode facilmente tomar conta do smartphone de um terceiro por completo e ter acesso a todos os dados que quiser.
A Kryptowire explica num e-mail que isto acontece através de uma aplicação diretamente associada com o chip que por conseguinte já vem pré-instalada no equipamento. Esta aplicação não utiliza quaisquer protocolos de segurança o que a torna uma janela aberta para qualquer invasor.
Esta notícia alarmante só chegou recentemente a público e não se sabe quantas pessoas já foram afetadas. Contudo, a Kryptowire forneceu uma lista de todos os equipamentos que têm este chip. Acede à lista através deste link.
Se o teu smartphone pessoal está nesta lista que conta com modelos da Alcatel, Nokia e Samsung, recomendo que entres em contacto com a marca para uma possível reparação. Caso não seja possível recomendo vivamente que adquiras outro equipamento.