O SAS Portugal criou um laboratório científico, designado SAS-FCUL Lab, na FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Com esta introdução, os estudantes podem ter um primeiro contacto com software atualizado, “que permite a análise de grandes conjuntos de dados”, lê-se em nota enviada à imprensa.
No laboratório está previsto que aconteçam sessões de formação e workhops, com recurso à utilização do SAS OnDemand for Academics ou SAS Viya for Learners, entre outras iniciativas na área da analítica avançada. As iniciativas vão destinar-se, maioritariamente, a estudantes, professores, investigadores, colaboradores de clientes ou mesmo parceiros do SAS. A FCUL está a assinalar 40 anos de trabalho na área do ensino, investigação e transferência do conhecimento e da inovação nas áreas da Matemática Aplicada, Estatística e Análise de Dados.
“É já longa a relação e historial do SAS com o mundo académico, sendo por isso com profundo agrado que vemos que esta ligação não esmoreceu, ao inaugurar o SAS-FCUL Lab. Com mais de 25 anos em Portugal e mais de 45 anos dedicados ao tratamento de dados, é realmente um orgulho podermos trabalhar em conjunto com entidades de ensino superior de renome, como é o caso da FCUL, e poder levar a analítica a todos!”, reforça Guilherme Dias, Sales Director do SAS Portugal.
A criação do SAS-FCUL Lab, foi pensada para a comunidade estudantil, mas também haverá, segundo afirma a FCUL, iniciativas para a comunidade em geral, numa altura em que a requalificação de profissionais de outras áreas é cada vez mais premente.
“A assinatura deste protocolo de colaboração com a FCUL é um passo em frente e, ao munirmos a Faculdade com este laboratório tecnológico, acreditamos que estamos a ajudar a reforçar as competências e valências do seu corpo docente e de todos os seus alunos!”, conclui Jos van der Velden, Academic Program Manager do SAS.