A Google não pára na sua procura para recuperar o trono da Inteligência Artificial (IA), e o prestígio que isso traz. À medida que nos aproximamos do próximo Google I/O, a empresa continua a evoluir muitos dos seus modelos actuais. Um dos planos mais ambiciosos é revolucionar o Gmail, incluindo o Gemini.
Passo a passo, inovação após inovação, a Google está a melhorar a sua IA generativa na tentativa de recuperar terreno face ao seu principal concorrente, a Open AI. O Gemini é vital para a estratégia da Google, que está a traçar uma estratégia multimodal para enfrentar tudo o que o ChatGPT implica. A batalha dos chatbots está a ser quase mortal.
Num recente evento centrado na nuvem e nas capacidades da IA, a Google anunciou todas as novidades que estão a caminho dos seus clientes, especialmente os empresariais. O Workspace atraiu grande parte da atenção, mas não é tudo sobre IA profissional, os utilizadores Android também vão beneficiar do salto qualitativo e funcional do Gemini.
A Google continua a melhorar os seus principais motores de IA generativa, incluindo o Imagen2, para a criação de conteúdo gráfico, e o Gemini Pro 1.5, o modelo de linguagem intermédio (um dos três que o Gemini possui). Segundo a empresa, as capacidades de geração e interpretação estão a aumentar, além de se introduzirem novidades para que o conteúdo adequado para os chatbots tenha maior amplitude.
Entre as novidades da IA da Google estão:
– O Imagen2 ganha a capacidade de criar Gifs. Além disso, a Google vai incluir uma marca de água invisível para identificar o conteúdo criado como sendo de uma IA.
– O Gemini Pro 1.5 agora analisa conteúdo em áudio. O chatbot pode identificar qualquer parte do som sem necessidade de transcrevê-lo para texto.
– A IA da Google agora cria vídeos: nasce o Google Vids. Esta ferramenta, por enquanto exclusiva para os utilizadores profissionais do Workspace, permitirá a criação de vídeos a partir de uma ordem.
– O Gemini chega ao Gmail. Os modelos do Gemini vão aterrar no cliente de email para que criar novos emails seja uma questão de pedir. Além disso, o Gmail vai incorporar comandos de voz.
Como é habitual, todas estas novidades relacionadas com a IA vão chegar progressivamente aos utilizadores. Primeiro serão os subscritores do Google Workspaces que vão beneficiar, depois vão chegar aos serviços para particulares. O Gemini vai chegar ao Gmail apenas para os subscritores do Google One, também na app móvel.
A inclusão do Gemini no Gmail é um passo significativo nesta direção. A capacidade do Gemini Pro 1.5 de analisar conteúdo em áudio e a criação de vídeos pela IA da Google são inovações impressionantes que vão certamente melhorar a experiência do utilizador. No entanto, a disponibilidade limitada destas novidades, inicialmente apenas para os subscritores do Google Workspaces e do Google One, pode ser um obstáculo para a sua adopção generalizada. Será interessante ver como a Google vai gerir este desafio e como estas inovações vão afetar a batalha em curso no campo da IA.
Fonte: Google