Tony Blevins, vice-presidente de compras da Apple, foi demitido depois de ter aparecido num vídeo no Tik Tok a fazer uma piada sexista. O momento foi publicado pelo TikToker Daniel Mac, numa espécie de rubrica dedicada a donos de carros de luxo e topo de gama e onde pergunta que emprego têm. O relato está na Forbes.
Ao volante de um muito caro Mercedes-Benz SLR McLaren, Blevins responde a uma das perguntas com uma tentativa, pelos vistos nada bem-sucedida, de fazer humor: “Tenho carros ricos, jogo golfe e acaricio mulheres com grandes seios. Mas tiro folga aos fins de semana e em feriados importantes”. A frase parece inspirar-se na que fora dita pelo protagonista da comédia romântica “Arthur, o Milionário Sedutor”, de 1981. Numa cena, Arthur Bach descreve a própria carreira com uma frase semelhante: “Conduzo carros, jogo ténis e acaricio mulheres, mas tenho os fins de semana de folga e sou o meu próprio patrão”.
O vídeo tem apenas 25 segundos, mas tornou-se viral. A Apple não fez mais comentários à saída de Blevins, mas cita um documento em que o executivo pede desculpa por “uma tentativa falhada de humor”.
Blevins era, na realidade, responsável por negociar acordos com fornecedores e parceiros. O novo iPhone 14 Pro que a empresa apresentou no início do mês, com serviços de emergência através de satélite, resulta de uma parceria com a empresa de satélites Globalstar – algo que provavelmente terá sido negociado por Tony Blevins, que trabalhava há 22 anos na Apple.
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, o vídeo foi alvo de comentários e discussões na empresa, visto que os seus gestores de topo têm vindo a defender publicamente a diversidade e o empoderamento feminino nos últimos anos.
Após uma série de denúncias anónimas de funcionários ao departamento de recursos humanos, a Apple iniciou uma investigação interna, da qual resultou no afastamento do executivo. Segundo a publicação, a decisão de demitir Blevins partiu do diretor de operações Jeff Williams, que supervisionará a antiga equipa do executivo até que outra pessoa seja realocada para o cargo de Blevins.
Fonte: Forbes