O multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX, é um dos mais importantes parceiros privados que os Estados Unidos têm para os empreendimentos espaciais que decorrem a esta altura. Musk, por outro lado, também é dono do Twitter, uma das redes sociais mais importantes do mundo, e tem protagonizado alguns momentos muito criticados também um pouco por todos os quadrantes. A NASA diz estar atenta aos seus movimentos, segundo relata o Gizmodo.
O administrador da NASA, Bill Nelson, diz ter conversado com Gwynne Shotwell, presidente e diretora de operações da SpaceX, e uma das profissionais com mais responsabilidades na empresa. Durante a conversa, Nelson terá perguntado se os problemas de Musk com o Twitter estariam a ser uma “manobra de diversão”, algo que lhe foi garantido que não.
A preocupação é justificada pelo facto de, entre a NASA e a SpaceX, haver um acordo para a construção do próximo módulo de aterragem lunar para o programa Artemis e a promessa de mais trabalhos e projetos estarem a caminho. Esse contrato para uma segunda versão melhorada do módulo lunar Starship da empresa é uma parte importante dos planos da NASA para 2027 e é também uma extensão de um contrato que a Agência Espacial tem com a SpaceX para um esquema de “turismo lunar” designado Artemis 3.
Shotwell está na SpaceX desde 2002 e foi nomeada presidente em 2008. Já conduziu muitos lançamentos de foguetões Falcon que ajudaram a garantir vários contratos milionários com a NASA, entre outros países e empresas privadas.
A NASA tornou a SpaceX uma parceira “a tempo inteiro” para o seu programa Artemis que está a ser preparado ao mais ínfimo detalhe. Todavia, e talvez por essa razão, o ex-chefe da NASA Lori Garver, está a ser uma das vozes críticas pelos vários atrasos do seu primeiro lançamento.