A tecnologia tem vindo a transformar a forma como nos relacionamos com o mundo e, no caso dos automóveis, não é diferente. Para os entusiastas da Apple, a presença do CarPlay nos veículos é um requisito quase obrigatório. Este sistema permite que o iPhone seja usado em conjunto com o carro, proporcionando uma experiência de condução mais integrada e confortável. Contudo, um estudo recente revelou um dado curioso: apesar de todas as possibilidades oferecidas pelo CarPlay, a maioria dos condutores opta pelas rádios tradicionais.
O CarPlay não é apenas uma simples ligação ao sistema de áudio do carro através de Bluetooth. Esta ferramenta permite otimizar a interface do iOS e levá-la para o ecrã táctil do carro. Deste modo, é possível desfrutar de conteúdos de várias aplicações do iPhone, como a Apple Music, Spotify, Podcasts e até a Apple TV+ e YouTube, quando o carro está parado.
No entanto, apesar de toda esta variedade de conteúdos disponíveis, o estudo realizado pela JD Power e noticiado pela Radio Ink, revelou que os condutores americanos com mais de 13 anos que utilizam o CarPlay ou um sistema equivalente, como o Android Auto, optam por ouvir a rádio AM/FM quase metade do tempo em que estão no carro. Este é um serviço que os próprios controladores do carro já oferecem.
O restante tempo é dividido entre o SiriusXM, um serviço de streaming de conteúdos de áudio que ocupa 19% do tempo, serviços como Spotify ou Apple Music (18% do tempo), Podcasts (7%) e outros conteúdos (10% do tempo restante).
A pesquisa revelou ainda que quem usa o CarPlay ouve serviços de streaming durante duas vezes mais tempo do que aqueles que não usam esta ferramenta. No entanto, é surpreendente que, mesmo com o CarPlay, a rádio tradicional continue a ser o serviço mais ouvido. Aqueles que não têm o CarPlay, de facto, ouvem a rádio durante dois terços do tempo em que estão no carro.
Um estudo da JD Power sugere que as pessoas não querem estar rodeadas de tecnologia nos seus carros. Em 2020, 70% das pessoas reproduziam música através dos controlo do seu veículo. Em 2023, apenas 56% dos inquiridos fazem o mesmo. Esta tendência faz com que o CarPlay seja usado de forma mais básica: para mapas, chamadas (onde a lei o permita) e pouco mais.
Embora o CarPlay seja fácil de usar num carro compatível, muitos utilizadores preferem a máxima simplicidade. E o mais simples será sempre pressionar apenas um botão para que a sua estação de rádio favorita toque, seja música ou notícias. Além disso, a rádio do carro não consome a bateria do telefone nem os dados móveis do iPhone. E é grátis.
Este facto pode ser interpretado como uma resistência à saturação tecnológica, uma preferência pela simplicidade ou até uma forma de economizar a bateria do telefone e os dados móveis. Independentemente das razões, é interessante observar como, mesmo num mundo cada vez mais digital e conectado, há hábitos e preferências que persistem.