Elon Musk anunciou que a Tesla adicionou o Steam ao software dos seus carros já com uma atualização adequada à quadra festiva que estamos a viver. A notícia é da ARS Technica.
A Tesla há muito que tem tentado transformar os seus carros em autênticas consolas de jogos em ponto grande. Em 2018, Musk anunciou que a empresa planeava adicionar jogos Atari aos seus veículos, que o condutor poderia jogar enquanto estivesse parado. Em 2019, foi possível jogar Cuphead; em 2020, Fallout Shelter; e em 2021, Musk afirmou que um Tesla Model S e X era essencialmente uma PS5 com rodas.
No entanto, nenhuma destas ideias, ainda que implementada, teve grande sucesso. Esta integração com o Steam é a possibilidade mais próxima que os proprietários de Tesla têm de jogar Cyberpunk 2077, como Musk tem vindo a prometer há mais de um ano, embora se aplique apenas aos veículos Modelo S e X construídos em 2022 “com 16 GB de memória DDR e requer Conectividade Premium”, lê-se na notícia.
Para carros que atendem aos critérios, os proprietários podem aceder ao Steam no Tesla Arcade, sincronizar a sua conta com o carro e começar a jogar como sugere o vídeo teaser deste lançamento intitulado “Your Tesla is Now A Gaming Rig”, disponível mais abaixo.
Atualmente, a lista de jogos verificados inclui mais de 6.000 títulos que correm no deck através do SteamOS, a maioria compatível para obter jogos codificados para Windows no sistema baseado em Arch Linux.
Os jogos verificados por deck visam um mínimo constante de 30 fps num ecrã de 7 polegadas e resolução de 1280 × 800 do Steam Deck. A consola central de 17 polegadas do Tesla de 2022, por outro lado, pode suportar uma resolução até 2200 × 1300. Assim, as configurações individuais do jogo podem precisar de ser ajustadas um pouco para aproveitar ao máximo os “10 teraflops de poder de computação” que a AMD possui para as APUs Ryzen da Tesla.