Um dos analistas mais respeitados quando o assunto é a Apple, Ming-Chi Kuo, acredita que a gigante de Cupertino já cancelou o desenvolvimento da próxima versão do iPhone SE.
Inicialmente as notícias apontavam que a Apple tinha adiado o lançamento desta nova geração do iPhone SE para 2024. No entanto, este novo modelo do telemóvel pode nunca chegar a ver a luz do dia.
“Os fornecedores receberam instruções da Apple a indicar que a produção e planos de lançamento do iPhone SE 4 de 2024 foram cancelados em definitivo”, escreveu Kuo numa publicação partilhada pelo Medium. Se qualquer um de nós pudesse obter o mesmo desempenho de um iPhone 14 por metade do preço, por certo valeria a pena esse investimento.
Se as previsões de Kuo estiverem corretas, apenas a Apple sabe o motivo do cancelamento. Mas pesquisas e relatórios que têm vindo a ser publicados na imprensa sugerem que pode haver uma resposta muito simples: os modelos de iPhone mais caros tendem a ser mais populares, possivelmente deixando pouco incentivo para a Apple continuar a produzir telefones mais baratos como o iPhone SE.
O iPhone SE de terceira geração, lançado em março de 2022, tem preços a começarem nos 500 euros e é essencialmente um iPhone 8 com material de um iPhone 13. Por outro lado, a falta de certos elementos pode fazê-lo parecer datado, como a falta de um design de ecrã cheio ou modo noturno para a câmara.
As gerações anteriores do iPhone SE adotaram uma abordagem semelhante; a versão 2020 tinha essencialmente o mesmo design, mas tinha o chip do iPhone 11. O modelo de 2016 tinha o corpo de um iPhone 5S com o processador de um iPhone 6S. Esperava-se, assim, que um iPhone SE de quarta geração adotasse um novo design semelhante ao iPhone XR.