A Eniax já está a operar em Portugal. A empresa socorre-se de um sistema baseado em inteligência artificial para assegurar a comunicação entre hospitais e pacientes, reduzindo a presença física em ambientes médicos e hospitalares.
Em nota enviada à imprensa, a Eniax descreve que o serviço permite a confirmação, reagendamento e cancelamento de consultas e o acompanhamento personalizado de cada paciente, de modo a reduzir o tempo de marcação de consultas e exames.
“Temos como principal objetivo apoiar o paciente e impactar de forma positiva o setor da saúde português, através de soluções que se adaptam aos canais dos serviços hospitalares, e trabalhar diariamente para oferecer a melhor experiência na jornada do paciente”, afirma Aline Gómez-Acebo. “A nossa tecnologia garante uma maior eficiência dos recursos e um sentimento de proximidade e acompanhamento por parte do paciente”, diz.
Através de uma assistente virtual, (a Patrícia), a Eniax garante um acompanhamento personalizado ajustado às necessidades de cada um, que passa não só pelo agendamento de consultas e exames e triagem digital antes de qualquer compromisso médico, mas também pelo alerta aos pacientes sobre exames periódicos que devem ser realizados em determinadas alturas da vida.
Do lado dos médicos, a Eniax disponibiliza uma agenda para que possam ter acesso aos seus compromissos em tempo real e dar seguimento às indicações médicas dadas ao paciente.
Estima-se que 20% dos pacientes não compareçam a consultas médicas em todo o mundo, afetando os serviços de saúde e causando atrasos e perdas de produtividade na cadeia de valor. Para tentar combater esta percentagem, a Eniax está já presente em mais de 230 clínicas em Portugal, Espanha, Chile, Argentina, Perú, Bolívia e República Dominicana no setor público e privado, e pretende continuar a investir no mercado português.
A empresa acompanha mais de cinco mil milhões de pacientes por mês, tendo já conseguido diminuir em 50% as faltas a consultas e exames, recuperando 1 em cada 3 consultas desmarcadas através do preenchimento da vaga por pacientes em lista de espera.