O WhatsApp vai disponibilizar uma nova funcionalidade muito aguardada. Nas próximas semanas vamos poder editar mensagens enviadas. Esta nova possibilidade já está disponível nalguns pontos do mundo.
As mensagens só podem ser editadas até 15 minutos depois de terem sido enviadas, detalha a notícia. “Para os momentos em que cometes um erro ou em que simplesmente mudas de ideias, agora podes editar as mensagens enviadas. Desde corrigir uma simples gralha até adicionar conteúdo, estamos satisfeitos por te poder proporcionar mais controlo sobre as tuas conversas”, refere a Meta.
Para editar a mensagem basta pressionar durante algum tempo em cima da mesma e escolher a opção “editar”. Não será possível editá-las sem a outra pessoa saber, antecipa já a plataforma.
Até agora, os utilizadores só tinham como opções excluir uma mensagem completamente ou enviar uma correção numa mensagem separada. No ano passado, a app aumentou o prazo para excluir uma mensagem de dois dias (48 horas) para 60 horas.
Os concorrentes do WhatsApp, como Telegram e Signal, há muito que disponibilizaram a capacidade de editar mensagens. Com o iOS 16, a Apple também introduziu a capacidade de editar e cancelar o envio de mensagens por iMessage. Até o Twitter introduziu o botão de edição para utilizadores pagos no ano passado. Embora o limite de tempo para modificar uma mensagem não seja tão generoso como a janela de 48 horas do Telegram, sempre é melhor do que as opções anteriores até porque, a designação de que uma mensagem fora apagada gera sempre algum desconforto e desconfiança no destinatário, além de fazer notificações desnecessárias. Quando se exclui uma mensagem, ela não desaparece completamente da conversa, o que também pode ser confuso, substituindo a mensagem inicial, que já não se lê, por uma nota acinzentada que diz “Esta mensagem foi excluída”.
Fonte: Tech Crunch