Elon Musk criou uma empresa dedicada à inteligência artificial. Segundo o Wall Street Journal a X.AI, que um processo do Nevada indica que foi criada no mês passado, atualmente tem Musk como diretor e Jared Birchall, diretor do family office de Musk, listado como secretário. O registo indica que Musk oficializou o negócio a 9 de março de 2023.
Há algumas semanas que circulava o rumor que Musk teria comprado milhares de unidades de processamento gráfico (GPUs) para alimentar um próximo produto gerador de IA. O WSJ também relatou que Musk planeava criar uma empresa de IA para competir com a OpenAI, apoiada pela Microsoft. Musk chegou a procurar financiamento de investidores da SpaceX e da Tesla para iniciar a empresa.
Musk chegou a ser questionado sobre todas as GPUs que comprou, mas não mencionou os
seus planos de construir uma empresa de IA, afirmando que “neste momento, toda a gente
está a comprar GPUs”. O suposto nome X.AI corresponde à marca do nome X Corp. que Musk atribuiu ao Twitter, juntamente com o rótulo “X” que aplicou à sua visão de uma “aplicação para tudo”.
Embora Musk não tenha respondido aos pedidos de comentários sobre a X.AI, também teria recrutado ativamente pesquisadores nos últimos meses para competir com a OpenAI, a empresa de inteligência artificial que atraiu atenção generalizada por causa do seu chatbot ChatGPT.
Musk opôs-se abertamente à OpenAI, instituição de IA que cofundou em 2015, mas da qual se afastou em 2018, e recentemente assinou uma carta a pedir uma pausa nas “gigantes experiências de IA”. Nos últimos meses, a OpenAI tornou-se um nome extremamente reconhecível por detrás de tecnologias como ChatGPT e GPT-4 e é parcialmente responsável por iniciar o esforço atual da Microsoft e do Google para integrar ferramentas de IA mais profundamente em muitos dos seus produtos.
Fonte: Wall Street Journal