Smartphones dobráveis já eram… coisa de 2022! A Samsung está a trabalhar num ecrã de telefone que além de se desdobrar, também desliza.
O Samsung Display vai apresentar um telefone de oito polegadas, ao desdobrá-lo passa para dez polegadas e, em seguida, deslizá-lo vai permitir obter 12,4 polegadas – fica com um tamanho semelhante a um tablet grande.
A Samsung vai exibir a novidade esta semana na CES – Consumer Electronics Show, mas às portas fechadas. De acordo com a SamMobile, o novo painel de exibição “híbrido” será mostrado aos parceiros de negócios da Samsung Display, mas, para já, não ao público em geral. Até agora, as informações não são muitas, embora se espere que mais pormenores venham a público após a apresentação oficial da Samsung. Neste momento, o ecrã não passa de um protótipo, e não uma realidade de produção, e quando (ou se) entrar em produção, certamente será uma novidade bastante cara.
Como explica a SamMobile, a revelação foi projetada para mostrar o quanto antes esta tecnologia às empresas de telecomunicações, para que possam planear implementá-la no futuro. Fazer um telefone que não se desdobra apenas, mas também se expande, exige uma engenharia muito complexa, mas é algo que para as empresas pode ser muito apetecível e ter várias aplicações. Como a Samsung aprendeu da maneira mais difícil com os seus primeiros telefones dobráveis, este tipo de ecrãs traz diversos problemas de engenharia e de qualidade.
Estes novos painéis OLED vão permitir criar dispositivos compactos avançados que podem integrar ecrãs grandes, transformando meros dispositivos móveis em profissionais adequados para qualquer tipo de apresentação quando necessário.
O Samsung Display também vem mostrar uma versão atualizada da sua tecnologia QD-OLED, usada nalguns modelos de TV de 2022. A atualização inclui a adoção do seu monitor de computador ultra amplo de 49 polegadas, além de um novo ecrã de 77 polegadas para uso em TV.