Os Apple Glasses podem nunca chegar ao mercado. A hipótese está a ser levantada pela Forbes.
Atualmente há outras apostas mais fortes na gigante de Cupertino, apesar de, há pouco tempo, tudo parecer estar focado no primeiro headset de Realidade Virtual / Aumentada. Os primeiros rumores davam conta do lançamento para o mercado dos Apple Glasses, derivados do primeiro gadget, em 2025, mas, segundo o autor do artigo, o lançamento foi adiado indefinidamente pela tecnológica americana.
Há quem acredite que a data inicial foi adiada para outra ainda não conhecida, mas segundo alguns funcionários da Apple, este gadget poderá nunca vir a ser lançado para o mercado devido às grandes e crescentes dificuldades técnicas que o protótipo está a enfrentar e que não parecem de solução fácil. O processo de desenvolvimento dos Apple Glasses tem colocado vários entraves aos engenheiros da empresa.
Note-se que os Apple Glasses são um projeto diferente do tão falado headset de Realidade Virtual. O primeiro vem trazer aos utilizadores informação que substitui o mundo real, enquanto o segundo leva o utilizador para um mundo totalmente diferente. Os Apple Glasses deveriam funcionar como uma versão mais simples e mais acessível ao dispositivo de Realidade Virtual da Apple e deveriam ser lançados para o mercado após o lançamento desse headset de VR.
Com o adiamento dos Apple Glasses, a empresa vai focar-se no desenvolvimento de uma alternativa mais acessível ao modelo topo de gama que deverá ser lançada em 2024 ou no início de 2025.
É importante lembrar que qualquer novo lançamento de hardware da Apple tem por missão servir um propósito maior. Além de um device de entretenimento, o headset deverá ser um veículo para a Apple fornecer aplicações e serviços pagos, por forma a obter receita recorrente. A Apple precisa de um significativo volume de vendas de óculos para investir em novas aplicações e serviços.