O navegador DuckDuckGo está a bloquear todos os scripts de rastreamento de terceiros da Microsoft no seu modo de privacidade.
O Bleeping Computer explica que esta mudança está a verificar-se depois da empresa ter enfrentado um grande retrocesso em maio por não bloquear alguns rastreadores de terceiros da Microsoft devido a um acordo de conteúdo de pesquisa firmado entre as duas empresas. Este não bloqueio entrava em choque com a descrição anterior do DuckDuckGo, que garantia bloquear rastreadores ocultos encontrados em sites.
“O Tracker Radar bloqueia automaticamente rastreadores ocultos de terceiros que podemos encontrar nos sites que o utilizador visita no DuckDuckGo, o que impede as empresas de recolher e vender os seus dados”, descreve o DuckDuckGo Privacy Browser.
O especialista em cibersegurança Zach Edwards foi quem descobriu que o navegador DuckDuckGo bloqueava os rastreadores do Google e do Facebook, mas permitia alguns rastreadores da Microsoft nos domínios Linkedin e Bing.
O bloqueio de rastreadores da Microsoft está a ser implementado através do recurso de proteção de carregamento de rastreador de terceiros.
O DuckDuckGo diz que são estes os URLs bloqueados:
adnxs.com
adnxs-simple.com
adsyptotic.com
adv-cloudfilse.azureedge.net
app-fnsp-matomo-analytics-prod.azurewebsites.net
azure.com
azure.net
bing.com
cdnnwlive.azureedge.net
clareza.ms
dynamics.com
fp-cdn.azureedge.net
licdn.com
linkedin.com
live-tfs-omnilytics.azurewebsites.net
msecnd.net
nlo-stl-web.azureedge.net
nuance.com
pestcontrol-uc1.azureedge.net
sdtagging.azureedge.net
serviceschipotlecom.trafficmanager.net
No entanto, como o DuckDuckGo depende do Microsoft Advertising para anúncios exibidos no motor de pesquisa, tem de haver uma permissão limitada de rastreadores da Microsoft ao usar o navegador de privacidade.
Ao clicar num anúncio na pesquisa do DuckDuckGo, o navegador DDG permitirá que scripts de rastreamento do bat.bing.com sejam executados uma vez no site do anunciante. A Microsoft diz estar satisfeita com a solução encontrada que parece satisfazer ambas as partes: “temos políticas em vigor para garantir que equilibramos as necessidades dos nossos utilizadores às necessidades dos nossos anunciantes para rastrear com precisão as conversões que acontecem na rede”, disse a Microsoft à Bleeping Computer.