A Discord comprou a Gas, a aplicação que é muito popular entre adolescentes por incentivar a “positividade”.
Na Gas, o utilizador faz login através da sua escola, adiciona amigos e responde a pequenas sondagens sobre os seus colegas de turma. Popular entre adolescentes, a Gas parece ser a antítese do que a YikYak costumava ser (e potencialmente ainda é desde o seu regresso aos iPhones americanos) – uma ferramenta para espalhar ódio e alimentar coscuvilhices.
As perguntas têm por objetivo partilhar mensagens positivas e aumentar a autoestima e confiança dos adolescentes. Mediante um outro recurso pago, designado “God Mode” é possível saber-se quem fez os elogios, mas, por origem, são de “admiradores anónimos”.
A app foi desenvolvida por Nikita Bier e já chegou a mais de sete milhões de utilizadores desde meados de 2022. Antes considerada uma app de conversa por voz para jogos de nicho, a Discord cresceu e tornou-se num um centro para todos os tipos de conversas via texto, áudio e vídeo. Tem cerca de 150 milhões de utilizadores.
Segundo a Discord, “por agora, a Gas vai manter-se com a sua app própria, enquanto a equipa da Gas se junta à da Discord para ajudar a fazer a app crescer para novos públicos”. Apesar da rápida popularidade da Gas, a aplicação não teve um início de vida nada fácil; chegou a ser alvo de um boato de que serviria para disfarçar uma rede de tráfico sexual, algo comprovadamente falso, mas que, ainda assim, afetou os downloads.
A Discord fez saber que integraria uma seleção de aplicações nos seus servidores. Portanto, é possível que possamos ver os recursos da Gas na plataforma de mensagens no futuro. “Estamos sempre a trabalhar para criar um mundo inclusivo onde ninguém se sinta estranho e estamos entusiasmados em receber a Gas na comunidade Discord como o nosso próximo passo para cumprir essa visão”, afirmou a Discord.
Os termos da aquisição não foram divulgados.
Fonte: Tech Crunch