Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
No Result
View All Result
tecnologiafacil.com
No Result
View All Result

Descobre como recuperar ficheiros apagados do computador

Bruno Peralta by Bruno Peralta
2022/06/05

Actualmente, os nossos computadores são o principal local onde armazenamos os nossos dados mais importantes. Documentos pessoais, fotografias, música, ficheiros de trabalho, folhas de contacto, relatórios de impostos – tudo existe em forma virtual. As vantagens são inquestionáveis, o acesso é rápido, os ficheiros não sofrem do desgaste natural do papel, podemos partilhar facilmente, e os documentos são mais versáteis.

Nos últimos anos, temos visto como uma pandemia mundial pode aumentar ainda mais a nossa dependência de documentos virtuais. Muitas empresas e profissionais estão, pela primeira vez, a realizar o seu trabalho através do computador, e mesmo os seus estudos começaram a ter lugar através da internet. Neste contexto, um pesadelo que assusta a maioria das pessoas é perder os seus documentos.

Os ficheiros podem ser apagados acidentalmente, uma pen USB pode ser formatada sem verificar que dados foram armazenados nela, ou um vírus avançado pode remover ou modificar ficheiros. Quando o desespero atinge, é difícil saber o que fazer para recuperar os dados perdidos. Mas se estiver a passar por isto agora, ou quiser aprender a evitar dores de cabeça no futuro, este artigo irá ensinar-lhe como recuperar documentos perdidos.

Prevenir a perda de ficheiros

A frase “é melhor prevenir do que remediar” é fundamental para o meio digital. Antes de aprender como recuperar um ficheiro perdido, é mais importante garantir que esta possibilidade não existe.

O primeiro passo importante é assegurar uma estrutura de armazenamento inteligente: separar ficheiros em pastas devidamente nomeadas com datas e divisões, e quaisquer ficheiros que existam apenas como anexos em correio electrónico ou cópias em pens USB devem ser copiados para um computador central.

O segundo ponto essencial é a utilização de um sistema de backup em nuvem, tal como o Google Drive, Microsoft OneDrive, Dropbox, entre outras alternativas. Não se esqueça de que ficheiros em nuvem podem ser invadidos caso sua conta seja comprometida, por isso, ligue a autenticação de dois fatores (2FA) em sua caixa de correio eletrônico e crie uma senha segura, de preferência gerada aleatoriamente, e jamais encontrada em listas de senhas comuns – como a lista de senhas em Português da ExpressVPN.

Recuperação de ficheiros apagados ou corrompidos

Se já perdeu os seus documentos, ou os apagou acidentalmente, ainda é possível recuperar os dados. Isto porque, ao apagar um ficheiro, a informação no disco rígido do seu computador não é imediatamente apagada. O sistema apenas marca essa região como “vazia”, permitindo que novos dados sejam escritos sobre ela, mas até isso acontecer, a informação antiga permanece escondida no disco. Portanto, antes de mais, é essencial parar de utilizar o computador onde estava o ficheiro, e nunca guardar novos documentos até recuperar o que foi apagado, pois quanto mais se escreve no disco, menor é a possibilidade de recuperação.

Para recuperar os dados, será necessário utilizar uma ferramenta que possa analisar os dados escondidos no disco. Estão disponíveis várias opções de terceiros, mas a própria Microsoft oferece actualmente a ferramenta oficial do Windows para a recuperação de dados. O programa chama-se Recuperação de Ficheiros do Windows, e pode ser encontrado na Microsoft Store do Windows 10 e 11. Uma vez que o programa não tem interface gráfica, sendo executado no prompt de comando, pode ser útil o guia oficial sobre como recuperar ficheiros usando a Recuperação de Ficheiros do Windows.

O programa tem vários modos de funcionamento, desde o modo padrão que promete resolver automaticamente a maioria das situações, até funcionalidades mais avançadas para casos extremos. Algumas das opções são:

  • Modo Padrão: Se o ficheiro foi apagado em menos de 24 horas, e foi criado no mesmo disco que a instalação do Windows, o modo Padrão é capaz de recuperar os dados sem muita dificuldade.
  • Modo de Assinatura: Ideal para cartões de memória, pens USB, unidades externas e outros discos removíveis formatados em exFAT ou FAT32.
  • Modo Sector: O modo sector é recomendado para discos rígidos e para ficheiros que tenham sido apagados há mais de um dia, ou mesmo para recuperar dados após uma formatação completa do computador.

Em qualquer caso, o programa terá de analisar por completo o disco para recuperar os ficheiros que tenham sido apagados. Em geral não há garantia de que todos os dados possam ser recuperados, mas nos computadores modernos há uma grande possibilidade de recuperar todos os ficheiros importantes.

Em casos de danos físicos no disco, tais como queda ou curto-circuito, o dispositivo pode ser enviado para empresas especializadas na recuperação avançada de ficheiros, que cobrarão uma taxa para desmontar o disco rígido e restaurar manualmente os dados utilizando diversas técnicas. Este procedimento não pode ser feito de forma caseira, portanto, não tente abrir por conta própria o disco rígido – isso acabaria com as chances de sucesso.

Agora já é capaz de recuperar seus ficheiros importantes apagados acidentalmente no computador – lembra-te sempre que, para o futuro, vale a pena criar cópias de segurança para evitar esta dor de cabeça novamente.

Tags: Dicasficheiros apagadosrecuperar dadosrecuperar ficheiros
Bruno Peralta

Bruno Peralta

Next Post

Google multada em 112,4 milhões de euros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

2022/07/01

IA na base do Google Search Engine

2022/06/30

iPhone 14 pode recuperar a designação “Plus”

2022/06/29

Alexa pode reproduzir a voz de pessoas falecidas

2022/06/29

Xiaomi utiliza tecnologia de voz para ajudar quem tem problemas na fala

2022/06/28

Ferramenta de IA que verifica a idade através do rosto está a ser testado pelo Instagram

2022/06/27

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Tile vs. Samsung SmartTag e Apple AirTag – qual o localizador a comprar?

2021/04/27
Dicas

6 coisas a saber da série Galaxy Watch4

2021/08/25
Dicas

Smartphones a ter em conta pela relação qualidade/preço em 2022

2022/04/01
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível 2022 Amazon automação Automóveis baterias burlas online candidaturas Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades câmaras desaparecimento Dicas empregos experiências fantasmas fim Gaming Giveaway Google Huawei Huawei Enterprise Roadshow IE Instagram Internet Explorer junho MWC 2022 novidade Opinião Portugal Digital Awards problemas problemas na fala prémios queixas redes sociais Reviews robôs soluções Tecnologia Text-To-Speech voz Web Summit 2021 Xiaomi

Recentes

Reclamações sobre burlas nas redes sociais disparam 654%

Julho 1, 2022

IA na base do Google Search Engine

Junho 30, 2022
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version