Em anos onde as aplicações desempenham um papel fulcral na utilização dos nossos equipamentos eletrónicos, a Samsung aposta em aplicações “experimentais” e que prometem tornar a experiência de utilização mais pessoal, dinâmica e personalizada. Uma vez que estas aplicações não são amplamente difundidas pela marca, deixo-vos algumas sugestões com base no que a fabricante oferece.
Galaxy Labs
Tal como o nome indica, este laboratório Galaxy ganha vida recorrendo a diversos módulos que o utilizador escolhe instalar. São estes: File Guardian (para restaurar e apagar dados), Battery Tracker (que faz um rastreio da utilização da bateria), Battery Guardian (que promete prolongar a utilização da bateria), Galaxy App Booster (aumenta a performance das aplicações), Thermal Guardian (gerir a temperatura do dispositivo) e o Memory Guardian (otimiza a memória para uma performance melhorada).
Uma vez que a maior parte destas funcionalidades estão já disponíveis na interface da Samsung e no Android em si, algumas delas dão detalhes curiosos a respeito do nosso equipamento e podem devolver alguma saúde e performance. Um desses exemplos é a monitorização da bateria e do quanto é gasto em tempo real por aplicação.
Aliado a este recurso está o Battery Guardian, onde são oferecidas funcionalidades adicionadas e complementares às já presentes no sistema nativo.
O módulo Galaxy App Booster é talvez das funcionalidades mais interessantes, onde cada aplicação é otimizada como é feito após cada atualização do sistema.
Por fim, temos o Thermal Guardian e Memory Guardian, que prometem mais detalhe na hora de compreender o nosso smartphone. O Thermal Guardian permite personalizar a temperatura máxima que o dispositivo atinge e, assim, proteger os componentes internos e aumentar a duração da bateria. Já o módulo referente à memória não acrescenta grandes funcionalidades àquilo já possível fazer na gestão do nosso aparelho.
Não sendo funcionalidades que uso todos os dias, saber que existe este tipo de controlo e de dados torna-se essencial no momento de perceber porque perco mais bateria ou o porquê de perder performance.
Módulos Good Lock
Não estando oficialmente disponível em Portugal (e em muitos outros países), estes módulos permitem uma personalização extrema, que vai desde o ecrã de bloqueio, à forma de apresentar as aplicações recentes, a personalizar o teclado (animações, gestos, cor, sons) ou até toda a interface e esquema de cores, o estilo de navegação, atalhos de gestos, entre outras funcionalidades. Parece-se muito com o Android 12, não é?
A LockStar permite, por exemplo, personalizar o ecrã de bloqueio, indo desde aos items e espaçamento apresentado, até ao aspeto do relógio ou dos atalhos.
Já com a Home Up a personalização ocorre no ecrã principal, na forma como são apresentadas as pastas, gerir o painel de partilha e até alterar a forma como o gestor de aplicações abertas é apresentado.
Os módulos que completam a minha personalização são ainda o Theme Park e o Wonderland, onde o esquema de cores e painel de acesso rápido são personalizáveis. Já o módulo Wonderland permite animar um wallpaper. Apesar de ainda não o ter usado, permite dar um toque artístico e próprio à nossa imagem favorita.
Infelizmente, e como já reiterado, estes módulos Good Lock não estão mundialmente disponíveis e, apesar de a maior parte deles já estarem em português de Portugal, espera-se que a Samsung (agora que lançou um vídeo promocional deles para a gama S21), venha a disponibilizar a aplicação para o público. Uma vez que muitas destas funcionalidades fazem parte do Android 12, não me surpreende se as mesmas passem a fazer parte da OneUI.
Podem instalar o Galaxy Labs aqui (GalaxyStore) e o instalar universal dos módulos Good Lock, o Fine Lock, aqui (PlayStore).