Tecnologia Fácil
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades
Sem resultados
Ver todos os resultados
tecnologiafacil.com
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dark data deixa uma pegada de carbono superior à da aviação

Daniela Azevedo por Daniela Azevedo
10/10/2022
em Curiosidades
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
465
PARTILHAS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Partilha no FacebookPartilha no TwitterPartilha no Whatsapp

Numa altura em que as Alterações Climáticas e os seus ativistas estão focados em limitar as emissões de carbono das indústrias de automóveis, da aviação e de energia, o processamento de dados digitais já atinge níveis de poluição comparáveis a esses setores e continua a crescer. A notícia está no Science Alert.

Mais de metade dos dados digitais gerados pelas empresas são recolhidos, processados e armazenados, mas raramente são reutilizados, sendo gerados apenas para uso único. Estes “dados escuros” (várias imagens quase idênticas mantidas no Google Fotos ou iCloud, documentos word e excel de determinada empresa já desatualizados ou dados de sensores da Internet das Coisas sem qualquer utilidade) ocupam, na verdade, um enorme espaço no mundo real pela energia de que necessitam para existir, ainda que pouco ou nada contribuam para a memória organizacional.

Em 2020, esperava-se que a digitalização gerasse 4% das emissões globais de gases de efeito estufa, mas, só este ano, a produção de dados digitais deve gerar 97 zetabytes (ou seja: 97 triliões de gigabytes) de dados. Em 2025, segundo as estimativas, pode chegar aos 181 zetabytes.

Os especialistas Tom Jackson, professor de Information and Knowledge Management, na Loughborough University, e Ian R. Hodgkinson, professor de Strategy, na Loughborough University, estão a trazer para a luz do dia o conceito de descarbonização digital, que tem como objetivo ajudar a reduzir a pegada carbónica associada à digitalização. A descarbonização digital não é a utilização de smartphones, computadores, e outras tecnologias digitais, mas sim a redução da pegada de carbono dos próprios dados digitais.

Para ilustrar a magnitude da situação dos dados escuros, os data centers (responsáveis por 2,5% de todo o dióxido de carbono induzido pelo homem) têm uma maior pegada de carbono do que a indústria da aviação (2,1 por cento). Para se ter uma noção mais exata, atualmente, as empresas produzem 1.300.000.000 gigabytes de dados escuros por dia – são 3.023.255 voos de Londres para Nova Iorque.

Os especialistas avisam que é essencial fazer algo no sentido de resolver este problema. Muitas organizações têm, contudo, tentado reduzir a sua pegada de carbono. De acordo com o Science Alert, o foco tem sido a redução das fontes tradicionais de produção de carbono, através de mecanismos como a compensação de carbono por terceiros.

Mas os professores desenvolveram uma ferramenta na qual utilizam cálculos para explicar o custo carbónico dos dados para uma organização. Os resultados dizem que um negócio típico orientado por dados, como seguros, retalho, ou banca, com 100 empregados, pode gerar 2.983 gigabytes de “Dark Data” por dia. Se o negócio guardasse esses dados durante um ano, representariam uma pegada de carbono semelhante a voar seis vezes de Londres para Nova Iorque.

Agora, num estudo publicado no Journal of Business Strategy, os dois professores identificaram formas de ajudar as organizações a reutilizar dados digitais, destacando os caminhos que estas devem seguir na recolha, processamento e armazenamento de novos dados. Apesar de o tema ser abordado em grande escala, envolvendo empresas e grandes organizações, qualquer um de nós pode reduzir a pegada carbónica gerada pelos dados que produzimos.

Tags: aviaçãocarbonocautelasdark dataemissõesempresaspegada
Share186Tweet116Send
Próximo artigo

WhatsApp testa envio de documentos com descrição

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Últimas Noticias

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

2023/09/20

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

2023/09/18

Google vai integrar comunicações por Satélite

2023/09/17

Zoom reverte política que permitia treinar IA em dados de clientes

2023/09/16
--FILE--Young Chinese students use tablet PCs during a class at a middle school in Chuzhou city, east China's Anhui province, 1 May 2018.

The number of Chinese Internet-based learners has reached 144 million with the booming online education sector expected to grow over 20 percent a year, said a white paper by the Education Management of Information Center at the Ministry of Education. The comprehensive report on Internet-based education in China discussed practices and development trends in online education, both in schools and for self-motivated learners in society.
It said the overall Internet-based learning index was 3.61 out of five, with online learners scoring lower in metrics measuring their information literacy. It also showed teachers are calling for better equipment and services to support the integration of IT with education.

Formação em IA só chegou a 13% dos colaboradores das empresas

2023/09/15

Confirma-se que o Huawei Mate 60 Pro vai usar chips chineses

2023/09/14

ÚLTIMAS REVIEWS

Reviews

Review Energy System K7 Silent-Ninja: um teclado gaming humilde

2022/04/24
Reviews

Review Energy System M3 Neon: rato gaming a bom preço!

2022/04/21
Notícias

Review aos Urbanista Los Angeles: música sem parar

2022/04/19

Top Dicas

Dicas

Google dá 10 dicas para otimizar a pesquisa dos portugueses

2022/08/28
Dicas

Os Cookies, explicados

2021/09/16
Dicas

Compra o novo Pixel no estrangeiro e recebe-o em Portugal

2021/10/20
tecnologiafacil.com

Categorias

  • Curiosidades
  • Dicas
  • Entretenimento
  • Notícias
  • Opinião
  • Reviews
  • Todos os artigos

Etiquetas

#imperdível Amazon Android Apple atualização chatgpt Chrome Cinema e TV Ciência Crónica Curiosidades Dicas Elon Musk estados unidos fim Gaming Google hackers IA Instagram inteligência artificial iphone iPhone 14 jogos lua Meta microsoft MWC 2022 Netflix novidade Opinião Portugal publicidade Reviews robô Samsung segurança smartphones Tecnologia Tesla TikTok twitter whatsapp Xiaomi YouTube

Recentes

ChromeOS separa navegador do sistema operacional

Setembro 20, 2023

Alerta! Microsoft lança actualizações de segurança urgentes

Setembro 18, 2023
  • Sobre nós
  • Publicidade
  • Política de privacidade
  • Declaração de Ética

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
  • Reviews
  • Dicas
  • Opinião
  • Entretenimento
  • Curiosidades

© 2022 tecnologiafacil.com - Tecnologia fácil de entender!

Go to mobile version