No competitivo mercado de serviços de música em streaming, a Google continua a lutar por uma posição dominante do YouTube Music, um serviço que, embora ainda distante das quotas de utilizadores de outros serviços como o Apple Music e o Spotify, tem vindo a ganhar terreno. Esta é uma batalha interessante, uma vez que, ao contrário dos serviços de vídeo on demand (VoD), onde cada um tem a exclusividade de grande parte do seu catálogo, os serviços de música partilham a maioria do seu catálogo, competindo através da oferta de melhores funcionalidades para os utilizadores.
Seria ideal se os serviços de VoD adotassem uma abordagem semelhante, não necessariamente com as suas produções próprias, mas com o resto do catálogo. Esta ideia surge à luz de vários estudos que afirmam que a pirataria audiovisual tem aumentado à medida que a oferta de conteúdos de vídeo on demand se tem fragmentado entre mais e mais serviços.
Voltando ao YouTube Music, este serviço tem a vantagem de poder alimentar o seu catálogo com a vasta quantidade de conteúdos disponíveis na sua plataforma mãe, o YouTube; tanto em termos de catálogo como de funcionalidades, é uma opção bastante recomendável.
Recentemente, a Google tem vindo a melhorar a função de letras no YouTube Music, bem como a sua secção de podcasts. Agora, uma nova atualização interessante está a ser testada: o YouTube Music está a experimentar novos estados de ânimo, além de reorganizar os já existentes. Esta informação foi revelada através de uma captura de ecrã publicada no Reddit, onde se podem ver os novos “moods” adicionados aos já existentes.
Atualmente, os estados de ânimo disponíveis são: Relaxamento, Energia, Treino, Deslocações e Concentração. No entanto, de acordo com a imagem publicada no Reddit, os novos estados são: Relaxamento, Energia, Para o Caminho, Para Se Sentir Bem, Treino, Para Se Concentrar, Festa, Romance, Para Chorar e Para Dormir.
Esta é a primeira expansão desta secção desde que foi introduzida no YouTube Music, em 2020, adicionando algo que já está disponível há algum tempo noutras plataformas, mas que neste caso ganha mais relevância ao ser colocado numa posição de destaque na interface do utilizador do serviço.
A adição de novos estados de ânimo e a reorganização dos existentes vem oferecer aos utilizadores uma experiência mais personalizada e adaptada às suas necessidades e estados de espírito.
Fonte: Hindustantimes