A Microsoft vai integrar ainda mais a Inteligência Artificial nos seus produtos, com a chegada do “Copilot”.
A empresa pretende usar IA para ajudar os utilizadores a aumentarem a sua produtividade na suíte de produtos da empresa, daí que estejam a chegar novas funcionalidades nas apps do Microsoft 365.
Ainda no início deste mês a Microsoft anunciou o Dynamics 365 Copilot como o primeiro AI Copilot do mundo, em CRM e em ERP, e promete continuar a alargar a utilização da nova geração de IA a todas as áreas de negócio.
O Copilot pretende converter as ideias dos utilizadores em conteúdos finais e fica disponível para todas as aplicações do Microsoft 365, nomeadamente o Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, bem como o Microsoft Viva e Power Platform. Tal como o Bing Chat, o Copilot usa o modelo GPT-4 e pode vir a mudar a forma como muitos utilizadores trabalham com as populares ferramentas da Microsoft.
O sistema está desenhado para tornar o processo de escrita, edição e criação consideravelmente mais simples para todos. No caso do Word, os utilizadores vão conseguir escrever textos mais ricos e detalhados. No PowerPoint o Copilot pode ser usado para ajudar a criar rapidamente apresentações, importando conteúdos de diferentes fontes. Já no Excel, a empresa sublinha como este sistema pode ser usado para identificar padrões importantes de forma consideravelmente mais rápida do que as existentes atualmente, fornecendo detalhes rápidos e simples. No Outlook a “magia” vai acontecer quando o sistema for usado para ajudar a organizar as caixas de entrada, melhorando a receção de emails e dando prioridade a conteúdos que os utilizadores queiram destacar.
Para já o Microsoft 365 Copilot está a ser utilizado em 20 clientes da Microsoft, incluindo 8 empresas da Fortune 500, mas espera-se que esta nova funcionalidade comece a ficar disponível nas aplicações da Microsoft 365 durante as próximas semanas, eventualmente integrando ainda mais as funcionalidades de IA dentro da empresa.