As atenções têm estado voltadas para a Vodafone desde a passada noite de segunda-feira. Alvo do maior ataque à sua rede em Portugal e que acabou por afetar as de outros países, é natural que qualquer situação que agora aconteça seja alvo de um escrutínio e alarme diferente.
Ontem à noite diversos utilizadores (nomeadamente os de iPhone) relataram ter diversos contactos da Vodafone nas suas listas de contactos.
Pessoal 👇 pic.twitter.com/BCRqAFrzWB
— di(va) (@DianaMendes9) February 8, 2022
Esta situação alarmou os utilizadores da operadora e a mesma já respondeu!
Os contactos são das linhas de marketing da Vodafone
Este esclarecimento chega por parte da própria operadora, a Vodafone Portugal, à CNN Portugal. Segunda a operadora, “os números listados debaixo do contacto Vodafone que aparecem em algumas listas de contactos dos clientes pertencem todos à Vodafone” e que “a disponibilização destes contactos não está relacionada com o ciberataque”.
A Vodafone acrescenta que “decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing. O objetivo desta funcionalidade é dar aos clientes a possibilidade de atender, ou não, chamadas provenientes da Vodafone. A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque”.
Para quem não sabe ou não está a associar a resposta à vida real, quando a Vodafone liga aos seus clientes, o smartphone, por já ter os números gravados (por conta da app), identifica automaticamente como sendo da operadora. É uma forma do consumidor saber quem lhe liga e se quer atender, rejeitar ou bloquear.
A operadora foi ainda mais longe, ao indicar que os utilizadores podem apagar os números, revelando como a empresa se tem mostrado transparente neste processo.