As tão anunciadas “Comunidades” estão a chegar ao WhatsApp, ainda em testes e para um grupo reduzido de utilizadores. A novidade já tinha sido anunciada, mas de forma teórica, sendo que só agora vamos começar a assistir a algumas funcionalidades novas na app relativas a esta área que está a ser testada por alguns utilizadores, mas o grupo será alargado a mais pessoas nas próximas semanas e depois tornado público e acessível a todos, para ser mais uma forma de comunicação alargada.
Para já não se sabe quem são estes beta testers, mas o Tech Crunch sabe que estão alguns na Malásia.
O WhatsApp pretende que as comunidades permitam juntar grupos separados num só de uma maneira estruturada. Dessa forma, os utilizadores poderão receber atualizações enviadas para toda a Comunidade e organizar facilmente grupos de discussão mais pequenos.
Ao contrário dos Grupos do Facebook, as Comunidades do WhatsApp não são públicas ou detetáveis na plataforma. Os utilizadores têm de ser convidados para uma comunidade para participar.
As Comunidades vão beneficiar, posteriormente, de novas ferramentas avançadas para administradores, incluindo mensagens de anúncio que são enviadas para todos os utilizadores e controlo sobre que grupos são incluídos. O WhatsApp assegura que vai conseguir proteger as mensagens com encriptação ponto a ponto.
Alguns dos beta testers do WhatsApp observam que a capacidade de ocultar o seu número de telefone de outros membros do subgrupo não está, para já, a ser suportada, embora se espere que esteja disponível quando o recurso for lançado publicamente.
A mais recente versão da app Android deste serviço vai passar a trazer um novo ícone associado às Comunidades.
Cada comunidade pode ter até 512 membros, embora este número possa ser aumentado no futuro. Este será um espaço gerido e que os administradores controlam, sendo por isso simples dos utilizadores comunicarem.