A 23 de dezembro, às 12h12, atingiu-se o maior pico de transações financeiras por segundo: 365 operações (compras físicas + compras online + levantamentos) o que, segundo a SIBS Analytics, em nota enviada à imprensa, representa um máximo histórico na rede multibanco. Os dados demonstram que 23 de dezembro foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras pagas com multibanco face à média do ano.
Apesar da muito noticiada crise financeira, os dados agora tornados públicos revelam que o consumo em Portugal no mês de dezembro de 2022 aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20% comparativamente ao período homólogo, ainda que o valor gasto por compra tenha sofrido um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se numa média de 36,30 euros por pessoa.
As compras online aumentaram 31% nesta quadra festiva, ainda que já não haja, no nosso país, qualquer constrangimento associado à pandemia, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% em comparação com o ano anterior. O comércio online continua a registar valores cada vez mais altos, uma vez que os pagamentos em plataformas digitais já correspondem a 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022. No ano passado era 14%.
Também apesar de todos os ataques de phishing que foram associados ao MBWay, a população portuguesa parece ser grande adepta desta opção de pagamento em loja, tendo em conta que esta modalidade de pagamento cresceu cinco vezes face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de três vezes face ao mesmo período.
Quanto aos setores com maior aumento de pagamentos, aqueles que registaram maior variação do número de compras em dezembro 2022 face ao resto do ano (janeiro-novembro 2022) foram os de Jogos & Brinquedos (setor que cresceu 3,2x), Perfumaria & Cosmética (2,3 x) e Casa & Decoração (2,0x).
O número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro registou um crescimento de 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.