Atualmente, as compras online têm vindo a crescer a um ritmo alucinante, principalmente por causa da pandemia de COVID-19 que obrigou muitos estabelecimentos comerciais a fechar as portas ou a funcionar com horários limitados. Por causa disso, cada vez mais os consumidores optam por comprar os seus produtos online, sendo o PayPal uma das formas de pagamento preferidas, devido à alta reputação e segurança da empresa de pagamentos eletrónicos.
No entanto, acontece por vezes recebermos produtos que não têm nada a ver com aquilo que nos foi mostrado aquando da compra, ou que, pior ainda, nem chegam a nossa casa. O que fazer quando isso acontece? Bem, o PayPal oferece a opção de ‘refund’ (reembolso) para essas tristes ocasiões. Basicamente, o processo de reembolso é uma disputa com o vendedor na qual o PayPal é o mediador. Através deste recurso, poderás recuperar o teu dinheiro caso tenhas sido defraudado.
A ter em conta
Para pedires um reembolso do teu dinheiro, terás que abrir uma disputa com o vendedor, uma opção presente no site do PayPal. Apesar do nome pomposo, não te preocupes que todo este processo não envolve discussões diretas com a empresa ou pessoa que te vendeu o produto defeituoso ou inexistente, nem tribunais, nem nada de muito complicado. O que acontece aqui é que o PayPal irá analisar a situação, e caso te dê razão serás reembolsado no teu cartão de crédito ou conta PayPal com o montante despendido na compra. Trata-se de um processo simples no qual o PayPal decide quem tem razão.
Tens 180 dias para pedir o reembolso a partir da data da compra. Depois, caso o PayPal te dê razão, serás reembolsado no prazo mínimo de 30 dias e máximo de 60 dias. Avisamos desde já que é muito mais provável teres mais sucesso em casos de compra de produtos. Se a compra pela qual queres ser reembolsado ter sido de serviços, torna-se um pouco mais complicado, dado que envolve sempre uma análise mais exaustiva e, muitas vezes, é difícil provar que o mesmo não te foi devidamente oferecido. No entanto, mesmo nestes casos, ainda há esperança e, caso tenhas mesma razão, as hipóteses de sucesso ainda são boas.
Como pedir um reembolso
- Acede à tua conta PayPal.
- Clica em ‘Atividade’ – uma opção que se encontra no menu da página inicial do PayPal – e verifica a tua atividade recente.
- Depois de identificares a operação que correu mal, a que queres ter o teu dinheiro de volta, clica em cima dela para revelar os detalhes.
- Nessa opção, clica em ‘Comunicar um problema’. É neste momento que comunicas ao PayPal que ocorreu um problema com a tua compra e a empresa recebe a notificação.
- Descreve o problema e envia. Normalmente, nesta fase, alguns vendedores querem evitar problemas e fazem o reembolso por iniciativa própria.
- Caso isso não aconteça, faz uma reclamação. Tem em mente que só dispões de 20 dias após o início da disputa para fazeres a reclamação. Esses 20 dias é o tempo que o PayPal dá para ver se tanto o comprador como o vendedor resolvem o problema amigavelmente.
- Depois de teres iniciado a reclamação, terás de aguardar pela conclusão da análise do problema por parte do PayPal. Para ires verificando o estado do caso basta acederes a Ajuda > Centro de resoluções no menu superior do site do PayPal. Se fores reembolsado, isso acontecerá num prazo máximo de 60 dias. O resultado final da disputa aparecerá como ‘Concluído’ – esperamos nós que a teu favor!