Na hierarquia de smartphones com melhor qualidade de fotografia, os Google Pixel estiveram sempre nos primeiros lugares e têm vindo a surpreender cada vez mais utilizadores. Isto tudo graças ao avanço na fotografia computacional.
Um dos grandes benefícios da fotografia computacional corresponde ao facto de poderes tirar uma foto com um nível de qualidade profissional com um equipamento que levas contigo no bolso.
A lacuna deste tipo de fotografia que é enriquecida através de software e inteligência artificial, tem sido a forma como o modo de retrato lida com fios de cabelo por causa do hardware limitado de um smartphone.
Hoje o Pixel 6 consegue surpreender com o seu modo de retrato melhorado que inclui os fios de cabelo no foco da fotografia. Vamos perceber como isto funciona.
O processo que ajuda a obter este resultado é bastante complexo e tem uma série de procedimentos envolvendo modelos de inteligência artificial treinados em diferentes condições e fundos.
Para começar, a Google usa inúmeras fotos de várias pessoas com angulos de prespetiva diferentes contando também com as variáveis que podem afetar uma fotografia, como por exemplo a quantidade e a qualidade da iluminação.
A foto acima mostra uma esfera constituída por cameras, sensores de profundidade de alta resolução e centenas de LEDs concebida para criar uma máscara perfeita e separar as pessoas do fundo da fotografia com o máximo de precisão e detalhe possíveis.
Como a iluminação de uma foto no exterior é uma variável dificil de controlar, a Google optou por gerar os seus próprios efeitos de iluminação no seu modo retrato otimizado.
Com estas informações todas, o novo modo retrato foi concebido e aperfeiçoado através da utilização de vários modelos com diferentes tons de pele, com estilos de cabelo distintos e em diferentes poses. Assim, o Pixel 6 permite tirar selfies com mais nitidez e por conseguinte com resultados muito próximos de uma DSLR.
Ao tirares uma selfie com o teu Pixel 6, ocorre o processamento normal comum na maioria dos smartphones com modo retrato. De seguida, a máscara de inteligência artificial que mencionei acima é utilizada para criar profundidade na foto e manter o máximo de detalhe do sujeito.
É impressionante como uma simples câmara de um smartphone passou de uma ferramenta convencional para uma ferramenta de trabalho profissional em tão pouco tempo.
Qual a tua opinião sobre este novo modo retrato do Pixel 6?